‘Começar ou vida nova na política ou para sair da política’, afirma Tauillo após anunciar saída do Cidadania

O ex-prefeito de Campo Mourão Tauillo Tezelli anunciou, na manhã desta sexta-feira (17), que está se desligando do Cidadania (antigo PPS), partido ao qual esteve filiado por quase 30 anos de forma ininterrupta. O comunicado oficial foi feito por ele em uma carta à população mourãoense, publicada em suas redes sociais. À TRIBUNA, Tauillo detalhou os motivos que o levaram a tomar a decisão e revelou se pretende continuar a carreira política. “Começar ou vida nova na política ou para sair da política”, disse.

Ele reconheceu que já atuou por muitos anos no cenário político da cidade e pondera se ainda pode contribuir diretamente com o município. “A gente começa a repensar se a contribuição que tinha que ser dada já não foi dada, se você tem que ainda continuar ou tem que deixar aberto pra surgir novas lideranças”, afirmou, ressaltando que atuar nesse meio exige abdicar de cuidados com a família e deixar de lado negócios particulares, com grande impacto, inclusive, financeiro. “Vive exclusivamente para a política”, falou.

Apesar dos desafios da vida política, o ex-prefeito não descarta a possibilidade de voltar a disputar as eleições municipais. “Se vou ser candidato ou não, eu não sei”, observou, completando que está avaliando o cenário e como será daqui para frente, mas enfatizou que “não tem nada contra ninguém”.

Ele justificou a saída do Cidadania, decisão que já havia sido tomada há bastante tempo, pela direção que a sigla vem adotando. “Recentemente, o partido deu uma guinada mais para a esquerda e agora fez federação de novo, parece que com o PSB, que é mais esquerda ainda. Eu não concordo com essa orientação da direção nacional, então, eu não vou ficar no lugar que eu acho que já deu o que tinha que dar”, argumentou.

Nova sigla e apoio

Sobre a nova legenda partidária, Tauillo disse que ainda não definiu. Após já ter recebido alguns convites, está avaliando as opções e afirmou que deverá anunciar a decisão em breve para a população. “Independente, sendo candidato ou não, partido que eu vou escolher ou não, eu só não quero ficar aonde eu acho que não é mais o local que foi quando a gente entrou, que era diferente”, afirmou.

Mesmo que decida não disputar mais cargos no município, Tauillo garantiu que seguirá apoiando o desenvolvimento de Campo Mourão. “Não tenho problema em apoiar Douglas para reeleição”, revelou.

Ele avaliou a atual gestão do prefeito Douglas Fabrício (Cidadania), candidato que já havia sido apoiado por ele na última eleição. Segundo Tauillo, Douglas assumiu o mandato com a cidade em uma situação financeira e de projetos em andamento ou já programados, o que dá ao atual gestor condições de “fazer um bom trabalho”.

“Tem muita coisa sendo feita que já começou. Então, eu entendo que, pelo bom relacionamento com o governo do estado, tem tudo para fazer um bom trabalho”, completou, ressaltando, ainda, que também não vê problemas em continuar apoiando Márcio e Fátima Nunes (PSD), por exemplo.

Vida política

Nascido em Campo Mourão, Tauillo tem 67 anos. Ingressou na política em 1992, quando foi eleito vice-prefeito de Rubens Bueno. Em 1996 foi eleito prefeito e reeleito para a gestão 2001-2004. Em 2008 tentou retornar à prefeitura, mas perdeu para o então prefeito Nelson Tureck, que disputava a reeleição. Em 2012, em nova tentativa, foi derrotado por Regina Dubay, até que em 2016 conseguiu eleger-se, vencendo Rodrigo Salvadori e a então prefeita Regina, que tentava a reeleição.

Durante o período em que permaneceu no Cidadania, Tauillo foi eleito prefeito de Campo Mourão quatro vezes. Além disso, com o apoio dos votos da cidade, ajudou a eleger candidatos do partido cinco vezes para a Assembleia Estadual e três vezes para a Câmara Federal. Ele enfatizou que sempre trabalhou com total fidelidade aos candidatos do Cidadania, assim como para representantes da Comcam, e agradeceu pelo apoio dos filiados do partido que sempre o ajudaram nas eleições que disputou.

A carta

Carta à População Mourãoense

Depois de quase 30 anos no partido CIDADANIA, chegou a hora de encerrar essa bonita história. Gostaria de agradecer principalmente aos filiados do partido, que sempre me ajudaram nas eleições que disputei. Pra vocês, a minha palavra é GRATIDÃO.

Durante esse período no partido, conquistamos 4 mandatos de Prefeito de Campo Mourão, e com os votos de Campo Mourão, elegemos por 5 vezes, representante na assembleia Estadual e por 3 vezes na Câmara Federal. Sempre trabalhei com 100% de fidelidade aos candidatos do partido e para representantes da COMCAM.

Já faz algum tempo que as atitudes da direção nacional do partido não condizem com meus pensamentos. Em breve comunicarei meu futuro político e o partido por qual continuarei minha caminhada, sempre pensando no melhor para Campo Mourão e a região. Obrigado aos filiados e aos amigos fiéis do CIDADANIA.

📲 Entre nos grupos de WhatsApp da Tribuna!
Notícias em tempo real nos grupos de bairros, pets, mamães, fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais.


WhatsAppVer todos os grupos