Comércio aposta na Black Friday para impulsionar vendas antes do Natal
A Black Friday, marcada para esta sexta-feira (28) e sábado (29), aumentou a expectativa dos comerciantes de Campo Mourão, que apostam na data para impulsionar as vendas antes do período natalino. A chegada da primeira parcela do 13º salário, já depositada para alguns trabalhadores, deve fortalecer ainda mais o movimento no varejo local. Os lojistas esperam que parte do dinheiro seja injetada no comércio local, especialmente na promoção. Por outro lado, muitos consumidores estão animados e dizem que vão aproveitar os descontos para adiantar as compras de Natal.
Para impulsionar as vendas, o comércio de Campo Mourão estará aberto nesta sexta-feira até às 22 horas. Comerciantes consultados pela TRIBUNA estimam aumento entre 30% e 35% nas vendas, impulsionado pelos descontos aplicados durante a campanha. A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) destaca que a Black Friday é uma iniciativa espontânea das empresas, sem organização central, mas que ano após ano registra ampla adesão no município.
“Nos últimos anos a promoção registra a adesão de um crescente número de estabelecimentos comerciais em Campo Mourão. Lojas de todos os portes, que comercializam os mais variados produtos, participam da promoção e os sucessivos recordes de vendas evidenciam o sucesso do evento, que passou a ser muito aguardado pelos consumidores principalmente pelos preços praticados pelas empresas”, disse a entidade em nota.
A gerente de uma rede de lojas de eletrodomésticos no centro de Campo Mourão, Helena Martiolli Esperandino afirmou que a campanha dá uma ‘injeção de ânimo’ no comércio, antes das vendas natalinas. Ele adiantou que a loja estará com vários produtos em oferta com descontos entre 20 a 40% aos consumidores. “Quem chegar primeiro leva”, falou, se referindo à expectativa de grande movimento.
Se o comércio está otimista para a promoção, por outro lado, alguns consumidores aguardam ansiosos. A auxiliar de serviços gerais Eduarda dos Santos da Silva disse que todo ano se programa para a Black Friday economizando para não se comprometer com dívidas neste fim de ano. “No início do ano já faço um ‘caixinha’ esperando a promoção para evitar tirar do salário do mês ou esperando o décimo terceiro”, frisou. Ela disse que este ano quer trocar o televisor da sala.
Comércio funciona até às 22 horas nesta sexta
Para fomentar as vendas na Black Friday, o comércio de Campo Mourão estará aberto nesta sexta-feira até às 22 horas. Já no sábado (29), as lojas funcionarão até às 17 horas.
Diante da previsão do aumento de vendas para a Black Friday, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Campo Mourão (Procon) alerta os consumidores sobre a promoção e repassa algumas recomendações para que surpresas desagradáveis sejam evitadas.
Entre as dicas, pede para que fiquem atentos às oscilações bruscas de preços. Em compras online, procure apenas sites confiáveis; verifique a reputação das lojas; faça pesquisa antecipada para evitar falsas promoções; guarde anúncios e prints das ofertas; em lojas físicas, exija o cumprimento da melhor oferta; e em compras online, observar prazos, condições de devolução e direito de arrependimento, que pode ser exercido em até sete dias.
Black Friday
A expressão “Black Friday” possui teorias distintas. Uma delas refere-se a um colapso financeiro no século 19, ocorrido numa sexta-feira. Outra explica que policiais da Filadélfia, nos anos 1960, passaram a utilizar o termo para descrever o trânsito intenso após o feriado de Ação de Graças — situação que acabou sendo aproveitada por lojistas para atrair clientes com promoções. No Brasil, a campanha chegou em 2011, inicialmente no ambiente digital, por meio do site Busca Descontos, que também popularizou outros eventos de grande impacto no e-commerce nacional.

