Comunidade ucraniana de Campo Mourão se prepara para ‘Arraiá do Stchastia’

O grupo folclórico ucraniano Stchastia, da Paróquia Santíssima Trindade de Campo Mourão, já está nos preparativos para o tradicional “arraiá”, realizado há cerca de 10 anos na comunidade, que une as tradições juninas brasileiras com a cultura ucraniana. Este ano, será no dia 7 de junho (sábado), às 19 horas, no pátio da igreja ucraniana.

Toda a população é convidada a participar do evento, que tem como objetivo levantar fundos para a manutenção e a confecção de trajes típicos para o grupo de dança. Parte da verba também será destinada à igreja, que apoia o grupo.

Haverá diversas barracas, com venda de cachorro-quente, espetinho, salgados, doces – incluindo o kutiá, sobremesa típica ucraniana –, chá de amendoim, quentão e outros

A comunidade envolvida na organização da festa já iniciou a produção de 2 mil perohês, prato típico ucraniano que também estará à venda no Arraiá do Stchastia, tanto em porções congeladas quanto quentes. As bases para o quentão – uma receita de família da comunidade, passada por gerações –, também já está em fase de preparo.

Além de venda de perohê e questão, a festa contará com barracas de cachorro-quente, espetinho, salgados, doces – incluindo o kutiá, sobremesa típica ucraniana –, além de bolos, cookies, cural e bebidas em geral. Haverá, ainda, brinquedos para as crianças e uma barraca de artesanato, com artigos ucranianos, como bebidas e licores, pingentes, pulseiras, canecas personalizadas e, até mesmo, pâssankas e demais artigos bordados próprios da cultura.

Mas não é só na gastronomia que a tradição popular das festas juninas e da cultura ucraniana serão incorporadas. O presidente do Stchastia, Jair Antonio Ribeiro, revelou uma novidade na edição deste ano: o grupo apresentará uma dança misturando passos ucranianos e juninos.

ambém estarão à venda no dia do evento porções congeladas ou quentes de perohê; o preparo de 2 mil unidades, com apoio da Coamo Agroindustrial Cooperativa, já iniciou

No ano anterior, o resultado da festa mostrou que ela vem atraindo cada vez mais participantes. “A edição do ano passado superou todas as expectativas, pois foi vendido 90% de todos os itens ofertados durante a festa”, disse Ribeiro.

Preparado com dedicação e contando com o apoio da Coamo Agroindustrial Cooperativa, o Arraiá do Stchastia promete ser novamente um momento de combinação de diferentes pratos culinários e de confraternização entre a comunidade. “O grupo convida a todos para essa nova edição, para experimentar as comidas típicas ucranianas e também aproveitar essa maravilhosa época do ano de festas juninas”, convidou o presidente, em nome do grupo.

Parte da renda do evento será destinada à manutenção e à confecção de trajes típicos para o grupo de dança, que iniciou as atividades há 16 anos

Stchastia

O grupo folclórico Stchastia nasceu há 16 anos em Campo Mourão. Teve início com o 36º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira, realizado no município paranaense de União da Vitória, em fevereiro de 2009. “Os jovens presentes nesse congresso sentiram a necessidade em manter a cultura ucraniana viva e reuniram-se no final de semana seguinte para dar início às atividades de dança folclórica, contando com o apoio da Paróquia Ucraniana, da Secretaria da Cultura do município e de dançarinos de outros grupos já existentes”, relatou o presidente.

Atualmente, há 40 apoiadores envolvidos, entre dançarinos – de 10 a 50 anos – e colaboradores, mas, no seu auge, já passou de 200 participantes, conforme relembrou Ribeiro. Os integrantes se apresentam localmente, como no almoço típico que será realizado na paróquia em agosto, assim como em eventos maiores, por exemplo, o Festival Nacional de Danças Ucranianas, que este ano será em Mallet, do dia 20 a 23 de novembro, marcando a 31ª edição do evento.

Ribeiro informou que o grupo folclórico ucraniano de Campo Mourão está de “portas abertas” para todos que quiserem participar, tendo ou não descendência. “Hoje, o grupo é formado metade por pessoas que não têm descendência, mas que amam a cultura e a arte da dança”, falou. Os ensaios acontecem às sextas-feiras e aos domingos, regularmente. “O Stchastia representa a atuação da juventude e a preservação das danças e costumes da cultura ucraniana dentro do município de Campo Mourão, propagando ainda mais as tradições”, resumiu.

A cultura ucraniana contém uma diversidade de formas de manifestações, incluindo, além da dança, coral, artesanato, aulas de língua e outros. No contexto atual, no entanto, o Stchastia conta apenas com a modalidade de dança. Mas a paróquia também promove aulas de canto litúrgico, que são realizadas às quintas-feiras e aos sábados, assim como encontros junto ao grupo de jovens.

Serviço

Os interessados em participar do Stchastia ou de outras ações realizadas na paróquia podem entrar em contato pelo Instagram (@stchastia).