Conseg pede apoio de prefeitos e vereadores para aumento do efetivo da PM na Comcam

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Campo Mourão, Elso de Souza Novais, fez um apelo público durante assembleia da Acamdoze (Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze), no sábado (25), para que prefeitos e vereadores dos 20 municípios da Comcam unam forças em defesa do reforço no efetivo policial e da ampliação da nova escola de formação da Polícia Militar (PM), prevista para iniciar em 2026 no 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão.

De acordo com o presidente do Conselho, a última escola de formação da PM realizada no município, há cerca de três anos, formou 60 novos soldados, dos quais cerca de 40 ainda permanecem na corporação, mas poucos continuam atuando na região. “Muitos dos policiais formados aqui acabaram sendo transferidos para outras cidades como Loanda, Maringá e Cascavel. A nossa intenção é que, desta vez, esses profissionais possam permanecer na Comcam, atendendo à nossa população”, destacou.

Novais lembrou, durante a reunião, que a estrutura do Centro de Formação da PM em Campo Mourão tem capacidade para formar até 100 novos policiais. “A previsão inicial para o próximo ano é o ingresso de 2.500 novos policiais em todo o Estado, mas já se fala na ampliação para 3.000. O nosso pedido é que, dentro desse número, pelo menos 100 policiais permaneçam em Campo Mourão para atender à região da Comcam”, pediu.

O presidente ressaltou que a demanda não se limita apenas ao aumento do efetivo da PM, mas também de outras forças. “Estamos falando aqui de Polícia Militar, mas há necessidade também de reforço na Polícia Civil, no Corpo de Bombeiros e na Polícia Científica, porque o Estado hoje está disponibilizando uma estrutura física excelente. Equipamentos novos, viaturas novas, armamento novo, mas não adianta uma viatura sem o policial para poder efetivamente conduzir e ir até a população”, enfatizou.

Efetivo diminuiu

O presidente do Conseg lembrou que, no início dos anos 2000, o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) tinha aproximadamente 300 policiais, número que atualmente caiu para pouco mais de 200, mesmo com o crescimento populacional, econômico e industrial da região. “A população aumentou, o crime organizado cresceu e os municípios se desenvolveram, mas o número de policiais diminuiu. Isso precisa ser revisto com urgência”, alertou.

Na ocasião, o presidente do Conseg destacou o papel do coronel Hudson Leôncio Teixeira, atual secretário estadual de Segurança Pública, classificando-o como “fundamental” nesse processo de fortalecimento das forças de segurança. “Estamos conclamando prefeitos e vereadores a encaminharem ofícios ao secretário Hudson e ao governador Ratinho Junior para que aumentem o número de vagas e priorizem a permanência dos formados na Comcam”, disse.

Novais disse ainda que o Conseg de Campo Mourão está entregando documentos a todas as Câmaras Municipais da região, pedindo o apoio formal dos legislativos e das prefeituras para a demanda. “Queremos sensibilizar o governo estadual mostrando que a Comcam representa cerca de 500 mil habitantes e precisa de uma presença policial mais efetiva”, reforçou.

O presidente também pediu aos vereadores que incentivem a criação de Conselhos Comunitários de Segurança nos municípios que ainda não possuem o órgão. “O Conseg é um braço de apoio à comunidade, às prefeituras e também às Câmaras de Vereadores. É uma ferramenta importante de aproximação entre a população e as forças de segurança”, ressaltou.