Conselho dos Direitos da Mulher de Campo Mourão realizará roda de conversa nesta quarta

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que será nesta sexta-feira (8), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) preparou um evento, que acontecerá nesta quarta-feira (6), no auditório do Colégio Estadual de Campo Mourão, a partir das 19h30. O momento será marcado por uma roda de conversa com três mulheres para falarem sobre o trabalho chamado de “invisível” realizado pela população feminina.

As três convidadas abordarão o tema específico: “O trabalho invisível da mulher”; são elas: Alexia Lima Lopes, Nilza Maria Rodrigues (Jaxy Rendy) e Carolina Paes. O debate será, sobretudo, a respeito da experiência de mulheres trans, indígenas e mães. A conversa será mediada por Priscilla Beatriz, integrante do CMDM. O momento também será aberto ao público presente para discutir sobre o assunto.

A intenção é evidenciar a exaustão que as mulheres carregam, por terem, muitas vezes, jornadas duplas e, até mesmo, triplas de trabalho. Será um espaço para falar sobre as vivências do público feminino. “Inclusive, dessa romantização que nós temos a respeito dessa mulher que dá conta de tudo, de todos, da casa, dos filhos, do profissional, do financeiro”, disse Titina Espindola, advogada trabalhista e presidente do CMDM, ao completar que as mulheres ocupam diversos papéis sociais, o que tem as levado à exaustão.

Estatística

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as mulheres gastam quase duas vezes mais tempo da semana em tarefas domésticas e de cuidado do que os homens.

Conforme a Agência IBGE Notícias, em 2022, mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas. As mulheres negras foram as que mais declararam realizar esse tipo de trabalho, remunerado ou não, chegando a 92,7%, segundo a publicação daquele ano.

Serviço

O Colégio Estadual de Campo Mourão está localizado na Avenida Guilherme de Paula Xavier, nº 795. Interessados podem acompanhar o trabalho feito pelo CMDM pelo Instagram oficial, @cmdm.campomourao