Contribuintes ainda podem ajudar entidades com o Imposto de Renda

Contribuintes que ainda não fizeram a Declaração do Imposto de Renda (IR) ainda podem destinar parte do que vão pagar para ajudar nove entidades que atendem idosos, crianças e adolescentes em Campo Mourão. O Fórum das Entidades tem divulgado a segunda fase da campanha, que visa melhorar a arrecadação anual dos fundos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente. 

Em recente workshop virtual, o analista tributário da Receita Federal, Marcos Luchiancenko, disse que Campo Mourão tem potencial de arrecadação de R$ 3,8 milhões, casos todos que podem fizerem a destinação. Ele lembra que contribuintes que têm imposto a restituir também podem destinar e o valor retornará junto com a  restituição, cujo cronograma está previsto já a partir de maio.

Pessoas físicas que declaram no modelo completo podem destinar até 6 por cento do imposto devido (3% para cada fundo) direto no sistema da Receita Federal. Também pode pedir para o contador imprimir dois Darfs (um para cada fundo). “Deixar parte do imposto na nossa cidade, para ajudar os projetos sociais prestados aqui, é um direito do contribuinte”, explica Silvia Andreia Rocha, do Fórum das Entidades, ao acrescentar que muitos ainda não sabem dessa possibilidade. 

As entidades beneficiadas pela Campanha do Imposto de Renda atualmente são o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam; Centro de Educação Santa Rita; Casa Lar Infantil Miriã; APAE; Abrigo masculino A Mão Cooperadora; Lar Dom Bosco; Associação dos Amigos do Autista; Associação Sou Arte e Associação Dojo.com.