Curso de reciclagem muda e Detran antecipa últimas turmas em Campo Mourão

Condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa em Campo Mourão têm prazo curto para regularizar a situação antes da entrada em vigor das novas regras do curso de reciclagem. A partir de 1º de março, a carga horária obrigatória do curso sobe de 30 para 45 horas, conforme mudanças previstas na Resolução Contran nº 1.020/2025 e na Portaria Senatran nº 923/2025. Para evitar prejuízos a quem já cumpriu o período de suspensão, o Detran abriu duas turmas extraordinárias no município, que serão as últimas com a carga horária antiga.

Segundo o chefe do Detran de Campo Mourão, Leandro Cristiano da Silva, muitos motoristas estão em situação irregular. “Há condutores que já cumpriram o tempo de suspensão da CNH, mas não fizeram o curso de reciclagem. Sem o curso, a habilitação continua irregular”, explicou.

O curso de reciclagem é obrigatório para motoristas que extrapolaram o limite de pontos, sofreram suspensão direta ou tiveram a CNH suspensa por períodos que variam de dois a seis meses. Atualmente, Campo Mourão oferece, em média, uma turma por mês, com custo em torno de R$ 130 a R$ 140, podendo ser realizado de forma presencial no Detran, via EAD ou por meio de autoescolas credenciadas.

Com a mudança na legislação, o Detran estadual fará a transição do sistema a partir de março. Para não prejudicar quem depende apenas do curso para regularizar a CNH, foram abertas duas turmas especiais em fevereiro, ambas com 30 horas/aula. “Estamos fazendo uma força-tarefa. Essas serão as últimas turmas no formato antigo. Quem deixar para fazer o curso a partir de março já terá que cumprir as 45 horas”, reforça Leandro.

As turmas abertas em Campo Mourão ocorrerão nas seguintes datas: 02 a 07 de fevereiro e 12 a 15 de fevereiro. Os cursos devem ser concluídos até o dia 15 de fevereiro. Após essa data, o sistema passará por ajustes e as novas regras entram em vigor. A partir de março, todos os cursos de reciclagem terão carga horária ampliada.

O Detran orienta que os condutores nessa situação procurem imediatamente o órgão ou o Poupa Tempo para agendar o curso. “O apelo é para que quem está com a CNH suspensa não deixe para a última hora. É a oportunidade de regularizar a habilitação antes do aumento da carga horária”, orientou Silva.