De aniversário, Casa das Fraldas já distribuiu mais de 1,8 milhão de unidades

Dia 13 de novembro de 2008 era inaugurada em Campo Mourão a Casa das Fraldas São José, um projeto de responsabilidade social idealizado pela advogada e professora de Direito Marta Kaiser Leitner, falecida em fevereiro do ano passado. Em 12 anos, mais de 1,8 milhão de unidades foram produzidas e distribuídas a entidades filantrópicas de Campo Mourão e região.

Tudo começou em uma sala cedida pela Associação Comercial e Industrial (Acicam), uma das principais parcerias do projeto, onde a professora Marta reuniu um grupo de alunos para confeccionar fraldas para doações. A repercussão foi tanta que, de temporário, o projeto se tornou permanente, com a implantação da Casa das Fraldas em um imóvel na Rua Edmundo Mercer, 900 (centro).

“A Casa das Fraldas tem uma importância ímpar para nós da Santa Casa. Utilizamos tanto na UTI Neonatal, quando adulto e agora na UTI Covid. A doação de um produto como esse que não precisamos comprar ajuda muito a reduzir nossas despesas”, enfatiza a diretora administrativa da Santa Casa, Lucineia Scheffer.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, também destacou a importância da entidade. “É uma instituição que presta um serviço extremamente relevante para Campo Mourão, especialmente por ser um trabalho voluntário e conduzido de forma tão séria”, comentou o secretário.

O presidente da Acicam, Ben Hur Berbet, lembra que a doação de fraldas descartáveis diminui os riscos à saúde dos doentes que utilizam e visa proporcionar dignidade e melhoria na qualidade de vida. “Para o idoso ou uma pessoa acamada, a fralda descartável não é um simples produto de higiene. Para as pessoas carentes, é ingrediente importantíssimo também para o resgate e manutenção da autoestima. Isso porque dificilmente teriam condições de comprar o produto”, observa o presidente.

Com o falecimento de Marta Kaiser, a ação passou a ser liderada pelo marido dela, o advogado Roberto Leitner. Atualmente são beneficiadas pela Casa das Fraldas o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam, Lar da Dona Jacira e o Hospital Santa Casa. Também são repassadas fraldas gratuitamente a centenas de pessoas carentes de Campo Mourão e região, principalmente idosos e acamados. A distribuição e o monitoramento tem o apoio da Pastoral da Saúde.

Modelo

O projeto pioneiro já foi copiado por dezenas de cidades paranaenses e até de outros estados, como a cidade de Navegantes (SC), onde está em fase de implantação. Projetos semelhantes foram implantados em Mamborê, Goioerê, Ponta Grossa, Umuarama, Pitanga, Guarapuava, Toledo, Ivaiporã, Cianorte, Ubiratã, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Maringá, Marialva, Joanópolis, Farol, Fênix, Iretama, Altamira do Paraná, Mato Rico, Luiziana, Cascavel, Londrina, Paranavaí, Mandaguari.

A instituição tem quatro sócios beneméritos: Associação Comercial e Industrial (Acicam), CIEs – Centro Educacional Integrado, Unimed/Regional de Campo Mourão e a Coamo Agroindustrial Cooperativa. Mas a ação é apoiada pelo Poder Judiciário, clubes de serviços, empresas e várias outras instituições.