Debilitado e sem água ou comida, pit bull é resgatado em Campo Mourão
Um cachorro da raça pit bull foi resgatado na manhã dessa quarta-feira (3), após uma denúncia de maus-tratos registrada pelo Disque 181. O caso ocorreu em uma residência no Jardim Santa Cruz, em Campo Mourão. A ocorrência envolveu a equipe da Polícia Civil local, Polícia Militar Ambiental e voluntários da Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS).
Segundo o boletim de ocorrência, a equipe policial foi até o endereço indicado na denúncia, onde encontrou o morador. No local, os policiais identificaram o cão em situação de extrema debilidade. Conforme o relato, o animal estava magro, em um espaço fechado, cercado por mato e lixo, sem água e sem alimentação disponível.
Conforme descrito pelos agentes, ao receber comida oferecida pela equipe, o cachorro comeu rapidamente, o que indicava que estava há muito tempo sem se alimentar. Diante do estado em que foi encontrado, os policiais constataram a prática de maus-tratos.
Amanda Tonet, voluntária da ONG animal, informou que não é a primeira vez que o endereço é alvo de denúncias envolvendo o mesmo cão. Segundo ela, a situação já havia sido comunicada anteriormente à prefeitura, que realizou notificação aos moradores. “Quando a prefeitura voltou, eles disseram que não tinham mais o cachorro. Para algumas pessoas, falaram até que o cachorro tinha morrido”, relatou.

A voluntária afirmou, ainda, que a nova denúncia, dessa vez formalizada diretamente na Polícia Civil, permitiu que os agentes entrassem no imóvel e verificassem o estado em que o pit bull se encontrava. “O cão estava morrendo de fome, com muito, muito, muito carrapato”, disse.
Diante dos fatos, a PAIS recolheu o animal e o encaminhou para atendimento veterinário, para passar por avaliação e tratamento. Um laudo técnico deverá ser anexado posteriormente ao procedimento policial para reforçar a investigação. O caso foi registrado como crime de maus-tratos contra animais, previsto na Lei nº 14.064/2020, que aumenta a pena quando a vítima é cão ou gato.

