Definido projeto preliminar do novo quartel do Corpo de Bombeiros

Já está definido o pré-projeto da nova sede que o Corpo de Bombeiros de Campo Mourão deverá construir às margens da Perimetral Tancredo Neves (Jardim Copacabana). O projeto foi desenvolvido por acadêmicos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção do Centro Universitário Integrado. A escolha da fachada também foi submetida a votação por enquete na internet, em parceria com o Observatório Social e o resultado foi divulgado na noite de sexta-feira (25), na Associação dos Funcionários Ipê Integrado. 

Oito modelos de pré-projetos arquitetônicos foram apresentados pelos acadêmicos e além da votação pública on line o projeto vencedor foi o que recebeu a maior somatória de votos dos Bombeiros de Campo Mourão, comando do subgrupamento, uma comissão de Engenheiros e Arquitetos e diretoria do Centro Universitário Integrado. “Cada votação teve uma respectiva porcentagem e peso, sendo assim, tivemos três projetos premiados por pontuação e um projeto ganhador por votação pública de fachada mais curtida”, explicou a Soldado Paola. 

Na votação on line a fachada vencedora teve mais de 1.600 curtidas. Já a fachada escolhida na votação geral foi desenvolvida pelo grupo composto pelas alunas Ana Gabriela do Nascimento, Débora Karoline da Silva Jaques, Gabriel dos Santos Araújo, Myllena Roberta de Oliveira Chioni, Gabriela Vitorino Sigueira Grigoli e Vanessa Cristina Soares. 

A cerimônia de divulgação do resultado teve a presença da presidente do Observatório Social de Campo Mourão, Carolina Sequinel, do Sargento Ramos, representando o Comandante  do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão e dos membros da Comissão Técnica que pontuaram os projetos: arquiteta Elisângela Gurgel, engenheiro Civil Pedro Arnaldo Mariot e arquiteta Luana Maschio.

“O objetivo deste concurso era o de lançar um projeto que engajasse os acadêmicos no acompanhamento das obras públicas. No entanto, no decorrer dos trabalhos, o resultado obtido foi muito além do esperado”, disse a soldado Paola. Ela destaca o trabalho dos acadêmicos e das autoridades envolvidas no concurso, a disposição e empenho de cada grupo, bem como o caráter voluntário do trabalho. “Todos os alunos mereciam ser premiados”, disse Paola, ao acrescentar que o evento foi para premiar os grupos cujos projetos tiveram maior pontuação técnica.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, 1º tenente Feijó, os três projetos maior pontuados foram os que melhor se adequaram à proposta de um quartel. A decisão final levou em conta a facilidade de adequações, em possíveis limitações orçamentárias, custo da obra, divisão entre os setores administrativo e operacional, estudo do terreno (sol e vento) e custo de manutenção posterior.