Dias das Mães gera boas expectativas no comércio de Campo Mourão

Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães deve movimentar o comércio em Campo Mourão principalmente durante esta semana.

Alguns lojistas ouvidos pela TRIBUNA têm expectativa de aumento entre 25% a 30% no faturamento das vendas relacionadas à data, celebrada no próximo domingo (14). Ou seja, os comerciários estão bastante otimistas. Para atrair os consumidores, algumas lojas têm investido até na decoração das vitrines, fazendo homenagens.

A data neste ano tem um diferencial que é ser no dia 14 de maio, praticamente, na metade do mês. Ou seja, o comércio teve mais tempo para se preparar. Em uma loja de cosméticos, na Avenida Capitão Índio Bandeira, centro de Campo Mourão, era grande o movimento na manhã desta terça-feira (9). Muitos consumidores estão em busca de produtos de beleza.

Por lá, a TRIBUNA conversou com a auxiliar de escritório Valdete Rodrigues de Afonso, que procurava um perfume para a mãe. “Minha mãe é bastante vaidosa. Adora produtos de beleza. Estou pesquisando os valores hoje para ver se compensa comprar pela internet, nem que chegue atrasado”, falou ela, ao comentar que apesar de a diferença ser até vantajosa, é preciso tomar cuidado para não comprar produtos falsificados. “Quando é pela internet só faço as compras em lojas oficiais”, explicou.

Já em uma loja de calçados, a estudante Julia Amaral de Cordeiro procurava uma bota para a mãe. Julia disse que a meta é encontrar um presente bom e mais em conta possível. Por isso estava percorrendo por várias lojas, fazendo uma pesquisa de preço. Ela disse que chegou a encontrar o mesmo calçado por uma diferença de até R$ 20,00. “Está chegando o frio e minha mãe está precisando de uma bota. Por isso vou presentear ela com uma”, frisou.

Além de lojas de produtos de beleza e vestuário, estabelecimentos que comercializam flores, roupa de cama, mesa e banho, enxovais, também deverão estar entre os setores mais procurados. Assim como o segmento de restaurantes que acredita em um aumento significativo no movimento já a partir do sábado à noite, véspera do Dia das Mães, já que muitos filhos aproveitam a data para presentear a mãe com um almoço ou jantar.

Em alguns restaurantes da cidade, o número de vagas reservadas já estavam ocupando até esta terça-feira quase 60% da capacidade. “Desde a semana passada tem sido grande o número de pessoas ligando fazendo orçamento para reservar vagas”, disse Laniel Saulo de Jesus, gerente de um restaurante no centro da cidade.

Para aumentar as vendas e fidelizar clientes, têm lojas que estão apostando também em promoções. “Nosso carro chefe é promoção. Tem que ter promoção porque os clientes sempre procuram e também para que as mães não fiquem sem presente”, falou a Noeli Maia, proprietária de uma loja de roupas feminina. Ela comentou que comercializa peças a partir de R$ 25,00.

Outra loja do comércio, na área de enxovais, também está animada com a data. “Esperamos que aqueça bastante as vendas porque é uma data mais esperada, é um segundo dezembro para todos nós. Cama, mesa e banho, tem saído de tudo, principalmente, jogo de cama, travesseiro, já tem muita gente comprando. Sempre com promoção porque é o que atrai muito”, comentou a gerente Sueli Camile de Souza.

Comércio em horário especial

Para alavancar as vendas, em Campo Mourão o comércio estará atendendo no próximo sábado (13), em horário especial: até às 17 horas. Tradicionalmente, as lojas funcionam em horário especial nos dois primeiros sábados de cada mês.

De acordo com a Associação Comercial Industrial da Cidade, o comércio está preparado no município para atender a demanda. “Nas vitrines já predominam os produtos direcionados às mães”, observa. São ofertados presentes para mães de todas as idades, para atender as mais diferentes preferências, com produtos de todos os valores. “Além de atender os consumidores locais, o objetivo é atrair compradores da região, firmando a posição que Campo Mourão ostenta de polo regional”, ressaltou a Associação.