Diocese de Campo Mourão lança Itinerário Pastoral 2026
A Diocese de Campo Mourão lançou oficialmente o Itinerário Pastoral 2026 durante o encerramento da Santa Missa do Jubileu da Esperança, no domingo (28). A iniciativa é um processo preparatório que será desenvolvido ao longo do próximo ano com foco no discernimento e amadurecimento das ações da Igreja local.
Segundo a Diocese de Campo Mourão, o Itinerário Pastoral servirá como base para a futura elaboração do 20º Plano Diocesano de Pastoral. O documento foi construído a partir das assembleias paroquiais e diocesanas, reunindo contribuições colhidas durante os encontros em toda a Diocese.
O material está estruturado em três eixos centrais: espiritualidade, comunhão e organização. A partir dessas diretrizes, foram definidas cinco linhas de ação pastoral que nortearão o trabalho da Diocese em 2026.
As ações previstas são a reorganização e revitalização dos Conselhos Paroquiais e Diocesanos; a realização do Mês Missionário Mariano, com o tema “Missionários da Esperança nas Famílias”; a implantação da Escola de Teologia para Leigos; a criação do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV/PV); e o desenvolvimento de um itinerário pastoral voltado a casais em nova união.
O Itinerário Pastoral 2026 tem como tema “Espiritualidade que sustenta, comunhão que une e organização que gera frutos” e adota como lema a passagem bíblica “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós” (Jo 15,4).
O bispo diocesano, Dom Evandro Luis Braun, destacou a importância da adesão conjunta ao Itinerário Pastoral. Ele ressaltou a necessidade de “unidade e corresponsabilidade entre paróquias, pastorais e organismos diocesanos”. Ao final da missa, Dom Evandro entregou exemplares do documento aos padres e religiosos, que também foram distribuídos aos fiéis presentes.
O encerramento da celebração foi marcado pela entrada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, momento em que o Itinerário Pastoral e as atividades da Diocese foram confiados à intercessão mariana. A Diocese também sinalizou que, no mês de maio, será vivenciada uma missão mariana em âmbito diocesano.



