Direitos da pessoa idosa pautam conferência municipal nesta terça em Campo Mourão
Acontece em Campo Mourão nesta terça-feira (17) a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/piYLHk38BA4KjhR7A. O encontro é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Campo Mourão (CMI) e é aberto à participação de toda a sociedade, especialmente pessoas idosas, profissionais das áreas da saúde, assistência social, educação, gestão pública e representantes da sociedade civil que atuam na garantia dos direitos da população idosa.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a programação vai das 8 às 17 horas, iniciando no auditório da Casa da Cultura e, posteriormente, nas salas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), de Campo Mourão. No período da manhã, após confirmação da presença dos participantes inscritos, haverá uma apresentação cultural seguida do cerimonial de abertura da conferência.
👉 Confira a lista de grupos de WhatsApp de Campo Mourão
Na sequência, a palestra magna, proferida pelas especialistas Ana Fernanda Vecchi, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e Divania Luiza Rodrigues, da Unespar, tratará sobre o tema central do encontro e os eixos temáticos. Elas também apresentarão um panorama das ações realizadas atualmente no município para o envelhecimento, dialogando com o público presente.
Por sua vez, após o intervalo para o almoço, a partir das 13h30, será feito o credenciamento e a entrega dos crachás de identificação aos participantes, seguidos da formação de Grupos de Trabalho (GTs), que serão encaminhados à Unespar para debater cinco eixos temáticos (confira abaixo). Durante o debate, cada grupo irá elaborar propostas, que serão lidas e aprovadas em seguida. Ao final também haverá leitura e aprovação de moções.
O momento será destinado, ainda, para a eleição de dois delegados titulares e dois suplentes para representar o município na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece até o final do mês de agosto. Os representantes, tanto do setor governamental quanto da sociedade civil, também terão a oportunidade de representar o estado na Conferência Nacional, realizada entre os dias 5 e 8 de novembro deste ano.
“Esse processo de participação é fundamental para fortalecer as ações em benefício das pessoas idosas em diferentes níveis e garantir que suas vozes sejam ouvidas em todo o país”, afirmam os organizadores.
O CMI reforça a importância da participação da população na conferência, a fim de identificar os desafios e as necessidades relacionados ao envelhecimento em Campo Mourão, incluindo questões legais ou mesmo práticas cotidianas. “Essa troca de experiências e ideias ajudará a criar soluções mais eficazes para garantir os direitos das pessoas idosas. Além disso, ao propor ações que promovam a equidade, poderemos fortalecer a defesa e a proteção dos direitos e da cidadania dessas pessoas”, reforçam os membros da organização.
Eixos para debate
-
Financiamento das políticas públicas para ampliar e garantir os direitos sociais.
-
Fortalecimento de políticas para proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa.
-
Proteção contra qualquer forma de violência, abandono social e familiar.
-
Participação social, protagonismo e vida comunitária na diversidade das velhices.
-
Consolidação e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
Serviço
-
Evento: Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
-
Data/horário: Terça-feira (17), das 8 às 17 horas
-
Local: Auditório da Casa da Cultura de Campo Mourão – Avenida Comendador Norberto Marcondes, nº 624-746, centro (em frente à Unespar)
-
Inscrição: https://forms.gle/piYLHk38BA4KjhR7A