Doadores comparecem e Hemonúcleo consegue atender demanda no feriado

O fim de semana prolongado com o feriado do Dia de Finados, na segunda-feira (2), reduziu o estoque de sangue do Hemonúcleo. Nos três dias cerca de 100 bolsas de sangue foram utilizadas pelos hospitais. Em compensação, os doadores também atenderam ao apelo feito pela chefia do órgão na semana passada e compareceram ao Banco de Sangue.

“Graças a Deus os doadores estão comparecendo, temos muitos de primeira doação e somos muito gratos a todos, assim como também aos órgãos de imprensa que ajudaram a divulgar nosso pedido”, ressalta o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Riguetti. Ele lembra que sangue não existe para comprar no mercado. “A única forma de conseguir é por doação”, acrescenta.

Segundo ele, no mês passado a média de doadores foi de 35 por dia. O Hemonúcleo consegue atender no máximo 50 pessoas diariamente. Por conta das restrições para prevenir quanto aos riscos de contaminação do Coronavírus, os doadores devem fazer agendamento pelos telefones (44) 3525-1102; 99878-3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue. O horário de atendimento é das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas.

Vale lembrar que o doador passa por aferição de temperatura corporal e deve usar máscara facial, assim como os profissionais que fazem a coleta. Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas. Sangue também tem prazo de validade, por isso é necessário um equilíbrio de coleta conforme a demanda.

O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar a cada 60 dias, enquanto mulheres em um intervalo de 90 dias. Doadores acima de 59 anos completos estão temporariamente dispensados de doar por conta da pandemia da Covid-19.