Dois pacientes com suspeita de intoxicação por metanol são atendidos em Campo Mourão

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão atendeu, nessa segunda-feira (6), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol registrado no município. Após a identificação da ocorrência, equipes de saúde, vigilância sanitária e órgãos de fiscalização foram mobilizados para o acompanhamento da situação. Em Campina da Lagoa, outro caso necessitou da transferência de um paciente ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão.

Em Campo Mourão, o paciente, um jovem de 20 anos, procurou o Pronto Atendimento do Jardim Lar Paraná com sintomas como visão turva, dor de cabeça, vômito e diarreia. Ele relatou ter ingerido, na noite de sábado (4), cerca de 800 ml de bebidas destiladas, entre vodka e gim, em um bar da cidade.

De imediato, o protocolo de atendimento para intoxicação por metanol foi ativado. A equipe da unidade manteve contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), realizou exames laboratoriais, coleta de gasometria e eletrocardiograma seriado, além de iniciar o tratamento conforme as orientações técnicas. Durante todo o atendimento, o paciente permaneceu monitorado, hidratado e medicado.

Com o agravamento do quadro clínico no fim da tarde, ele foi transferido para o Hospital Santa Casa, onde segue em estado estável. “Ressaltamos que ainda é um caso suspeito, mas todas as ações estão sendo executadas conforme o protocolo. Nossas equipes estão preparadas e em alerta”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak.

Antes mesmo desse primeiro suspeito, na segunda-feira, a Vigilância Sanitária iniciou uma operação de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Com essa suspeita, a ação será intensificada com o apoio do Procon e da Polícia Civil, com foco na segurança e proteção da população.

A secretária destacou, ainda, a determinação do prefeito Douglas Fabrício para que todas as medidas necessárias fossem tomadas com celeridade. “O prefeito foi claro ao solicitar que agíssemos com rigor e responsabilidade. Estamos atuando de forma integrada para garantir que a população esteja protegida e que nossas unidades estejam prontas para atender possíveis ocorrências”, completou.

Campina da Lagoa

No mesmo dia, um adolescente de 16 anos deu entrada no Hospital Municipal de Campina da Lagoa relatando estar com tontura, dor abdominal e náusea. Como ele informou que tinha ingerido bebida alcoólica e pelas características dos sintomas, a médica da unidade hospitalar levantou a suspeita de intoxicação por metanol.

Para avaliar a situação, o paciente foi transferido ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão, mas sem complicações. “O estado dele é estável, ele está bem. A gente transferiu mesmo para verificar melhor”, explicou Raissa Passos, secretária de Saúde de Campina da Lagoa.

📲 Participe dos grupos de WhatsApp da Tribuna!

Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!

👉 Ver todos os grupos