Dom Evandro participa de curso para novos bispos em Roma e encontra o Papa Leão XIV
O bispo da Diocese Campo Mourão, Dom Evandro Luís Braun, participou, entre os dias 3 e 11 deste mês, de um curso de formação para novos bispos no Vaticano. Na ocasião, ele encontrou o Papa Leão XIV. A capacitação foi promovida pelo Dicastério para a Evangelização e o Dicastério para os Bispos. O evento aconteceu na Sala do Sínodo e reuniu 122 bispos de cinco continentes, todos nomeados no último ano.
Do Brasil, 14 bispos participaram, incluindo Dom Evandro, da Diocese de Campo Mourão, ordenado em 5 de junho e empossado em 3 de agosto deste ano. O curso teve como tema: “Testemunhas e anunciadores da Esperança fundada em Cristo”.
A capacitação focou em temas pastorais, administrativos e de espiritualidade episcopal, como: sinodalidade como estilo de vida, diálogo e escuta, interculturação e desafios da evangelização, e reflexões com autoridades da Cúria Romana e especialistas diversos.

Sobre o curso em Roma, Dom Evandro destacou o caráter prático da formação e a dimensão pastoral do mesmo. “Primeiramente, o enfoque pastoral que foi dado em todo o curso foi muito prático e muito concreto, evidenciando os grandes dramas da humanidade, especialmente do sofrimento humano e também todos os problemas que existem na Igreja e fora dela. Isso tudo, ao invés de nos desesperar, deve nos animar, nos encher de esperança, porque a salvação, Jesus continua presente e salvando o mundo”, afirmou o líder religioso.
Dom Evandro disse que, durante o encontro, o Papa Leão falou do serviço do bispo. “O bispo é um servidor, e um servidor que deve se caracterizar pela humildade. O Papa também falou de sinodalidade, de esperança, de diálogo, de escuta, especialmente de escuta”, destacou.
O líder religioso comentou também sobre a emoção do momento vivido com o Santo Padre. “O encontro com o Santo Padre foi uma graça. Ele é humilde, acolheu todo mundo, tirou foto com todos, conversou com tranquilidade. Foi muito aberto às perguntas e muito claro, muito direto. Isso me ajudou bastante e ajudou todos os bispos. Todos viemos empolgados depois de termos encontrado o Santo Padre”, destacou.

Formação pastoral
O curso organizado pelo Dicastério para os novos bispos começou no dia 3 deste mês sendo encerrado nessa quinta-feira (11). A ocasião para a formação tem lugar na Sala do Sínodo, no Vaticano, e é destinada a bispos nomeados no último ano.
O curso articulou uma série de encontros sobre temas que podem ser úteis para a atividade pastoral e administrativa, bem como para a reflexão pessoal e comunitária em suas dioceses. Foram ministrados por superiores da Cúria Romana e por personalidades eclesiásticas e não eclesiásticas, especialistas em suas respectivas áreas de competência.
Com informações do portal da CNBB.

