Educação anuncia dispensa das aulas na rede municipal, nesta quinta, em Campo Mourão
A secretária da Educação de Campo Mourão, Tânia Caetano, anunciou na tarde desta quarta-feira (19), a dispensa das aulas na rede municipal, na cidade, nesta quinta-feira (20). Além do Feriado de Tiradentes, comemorado na sexta-feira (21), a iniciativa é uma forma de resposta à situação de tensão no país motivada por uma onda de boatos de ações de violência.
“Devido a inúmeras mensagens e telefonemas das famílias para as escolas e Secretaria de Educação sobre a possível dispensa de aula nesta quinta-feira, após conversarmos com todos o colegiado e nossos gestores, a maioria optou em fazer a dispensa no dia de amanhã [quinta-feira]”, anunciou a secretária.
Ela pediu aos pais que mantenham seus filhos em casa. A aula desta quinta será reposta futuramente. “Os pais serão avisados com antecedência”, disse Tânia. Ela informou ainda que as aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (24) no formato presencial, com as unidades de ensino seguindo os protocolos de segurança.
Ações de paz
A secretaria da Educação enviou às unidades de ensino um documento em que sugere ações que promovam a paz no ambiente escolar para marcar esta quinta-feira. A proposta é que as ações evidenciem sentimentos de compaixão, amor e gratidão pelas Unidades de Ensino. Para tanto a sugestão é que sejam realizados desenhos, frases, texto pelos alunos envolvendo bons sentimentos e gratidão para ser entregue aos colegas, pais e servidores, além de momentos de reflexão.
A Secretaria propõe que neste dia as Unidades de Ensino encaminhem e recebam mensagem de elogios (familiares para a escola e escola para os familiares), compartilhem mensagens de gratidão nas redes sociais das Unidades de Ensino. Haverá entrega de balão na cor branca aos alunos, dinâmicas envolvendo sentimentos positivos, frases de amor, gratidão e paz fixadas nas paredes das Unidades de Ensino.
A proposta também é uma forma do município participar da campanha “Semana pela cultura de paz nas escolas”, lançada pela UNESCO.

