Educação organiza retorno às aulas em Campo Mourão e destaca investimentos
A rede municipal de ensino de Campo Mourão está em fase final de preparação para o início do ano letivo 2026, com retorno das aulas programado para 4 de fevereiro, conforme informações da secretária municipal da Educação, Marina de Freitas Barbosa, à TRIBUNA. Atualmente, as unidades de ensino permanecem fechadas, mas as equipes administrativas e de apoio voltam às atividades nos próximos dias para organizar as escolas.
De acordo com a secretária, a equipe pedagógica retorna no dia 2 de fevereiro para reunião preparatória, e os estudantes serão recepcionados na primeira semana de aula, a partir de 4 de fevereiro. “As unidades estão todas fechadas. Mas, mais para o final do mês, as equipes retornam. Iniciamos com os alunos no dia 4 de fevereiro, com a equipe pedagógica também retornando”, afirmou Marina Barbosa em entrevista ao jornal, ao comentar que todas as unidades estão preparadas e bem estruturadas para receber o público.
Em Campo Mourão, a rede municipal de ensino atende aproximadamente 11.600 alunos na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, distribuídos em mais de 40 unidades de ensino entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Questionada sobre obras e reformas em unidades escolares, a secretária informou que os processos licitatórios em andamento para a construção de dois novos CMEIs e a ampliação de refeitórios não interferirão no funcionamento do ano letivo. Segundo ela, a ampliação de refeitórios está em fase de contratação de projetos. Essas melhorias serão feitas nas unidades Bento Mossurunga, Parigot de Sousa, Urupês e CMEI Sossego da Mamãe.
Ar-condicionado nas escolas
Sobre a climatização das salas de aula, uma das demandas mais cobradas pela comunidade escolar, Marina afirmou que há processos licitatórios em andamento para adequações de rede elétrica em escolas mais antigas, possibilitando instalação de ar-condicionado nas unidades. Ela disse que o objetivo é que todas as unidades sejam contempladas com ar-condicionado. “Os pais podem ficar tranquilos que os alunos serão bem cuidados. Esse é um compromisso muito forte do nosso prefeito”, declarou.
Uma das novidades para 2026 é a distribuição gratuita de uniformes e material escolar. A secretária explicou que, ao longo de 2025, a administração municipal trabalhou na regulamentação e credenciamento de empresas, para tornar o benefício efetivo neste ano. “Tivemos que regulamentar legislação e decretos. Hoje, nós estamos com sete empresas de uniformes credenciadas já e seis de material escolar”, disse Marina.
A distribuição dos vouchers para aquisição dos uniformes e materiais terá início nesta quarta-feira (7), na Secretaria da Educação, e as famílias já foram previamente informadas sobre as datas e locais de retirada, conforme cronograma estabelecido pela pasta.
Frequência e evasão escolar
A secretária também comentou sobre a frequência escolar na rede municipal em Campo Mourão. Ela afirmou que o município possui índice mínimo de evasão. “Nós temos um índice mínimo de evasão escolar, graças a Deus. Fizemos uma campanha muito grande no ano passado, voltada para a frequência escolar”, destacou. Marina citou o envolvimento dos estudantes na Prova SAEB como indicativo de participação efetiva ao longo do ano.
Quanto ao ensino em período integral, especialmente no ensino fundamental, Marina explicou que há limitações na oferta de vagas, mas que a lista de espera será reaberta no dia 29 de janeiro. As vagas são destinadas principalmente a famílias em que ambos os responsáveis trabalham durante o dia e necessitam do serviço.
“Nós não temos uma legislação própria que diga que deve ser só para a família do pai que trabalha, mas é importante que a família que pode ficar com seu filho o faça, para priorizar aqueles que realmente necessitam do período integral”, afirmou a secretária.

