Empossado bispo da diocese, Dom Evandro pede a cristãos que sejam mais ‘conscientes e convictos’
Em uma solenidade de mais de três horas, a Diocese de Campo Mourão empossou nesse domingo (3) o bispo Dom Evandro Luís Braun, que veio de Ponta Grossa. A cerimônia foi realizada na Catedral São José. A posse canônica reuniu centenas de pessoas, entre elas, o arcebispo de Londrina, Dom Jeremias Antônio de Jesus; o arcebispo de Maringá, Severino Clasen; bispos de Ponta Grossa, Paranavaí, Umuarama e Jacarezinho; bispo auxiliar de Cascavel; padres de várias paróquias diocesanas; prefeitos de oito municípios da Comcam e outras regiões do Paraná; e comunidade católica em geral.
Coincidência ou não, a posse de Dom Evandro como bispo de Campo Mourão aconteceu exatamente no dia em que completou 49 anos de idade. Braun é o 6º bispo da diocese. O primeiro foi Dom Eliseu Simões Mendes, seguido de Dom Virgílio de Pauli, Dom Mauro Aparecido dos Santos, Dom Francisco Javier Delvalle Paredes e Dom Bruno Versari.

Durante seu discurso de posse, o novo bispo diocesano chamou os cristãos, padres, leigos e comunidade em geral a refletirem sobre o verdadeiro propósito de servir a Deus. “Sejamos homens e mulheres sempre mais inteiros e disponíveis. Cristãos mais conscientes e convictos. Padres, religiosos e religiosas, mais realizados e integrados na vocação. Casais mais fiéis, generosos. Lideranças mais comprometidas e entusiasmadas. Jovens, adolescentes e crianças, mais atentos, dedicados e ousados. Cada um com as suas características, qualidades e também limites que não faltam no seu ambiente. Cada um, com as suas condições, pode seguir em frente, amar de verdade, no profundo, e viver convictamente a sua fé, caminhando para o céu. Nunca nos esqueçamos de que o senhor é um refúgio para nós”, discursou o bispo.
Sobre sua posse, ele disse que a diocese está dando um novo passo. “Agora chega um novo bispo que quer continuar a caminhada que já estão fazendo os presbíteros, os diáconos, os religiosos e religiosas, os leigos e leigas desta igreja tão abençoada. Caminhemos juntos para frente como verdadeiros peregrinos de esperança. O senhor que cuida de sua igreja com carinho todo particular também está desafiando a mim, vosso bispo, e cada diocesano a amar até o fim. Isso significa não ficar na superficialidade e nas aparências. Mas acolher no interior do coração o mistério daquele que foi até as últimas consequências por amor. Este bispo que chega quer apontar para o alto, para o céu e para Cristo, pois sem ele, nada podemos fazer”, argumentou Dom Evandro.

O novo bispo completou que “quando se anda para frente, não se tem medo do profundo. E quando se olha para o alto, a vida se enche de entusiasmo e cada um se dispõe a fazer bem uns aos outros. Um bem real e não um bem aparente só”, ponderou.
Durante a posse canônica de Dom Evandro, o prefeito anfitrião, Douglas Fabrício, fez o uso da palavra, lembrou dos bispos que já passaram pela diocese, agradeceu a Dom Evandro pela parceria da Igreja Católica nos municípios da região na ajuda a atendimentos aos que mais precisam e desejou boas-vindas. “Quero agradecer primeiro aos bispos que já passaram por essa diocese, que já tem mais de 60 anos de história. Eu quero, em nome dos prefeitos e de todas as lideranças, agradecer muito a parceria que já temos com diversos líderes da igreja. Diversos padres trabalham não só em Campo Mourão, mas em toda a região, ajudando quem mais precisa. Pedimos sempre a Deus que olhe para o Brasil e una o país. Nós, prefeitos, precisamos ter muito a parceria da igreja e de Deus para fazer com que cada vez mais as famílias prosperem”, afirmou o prefeito.
Douglas destacou também o carisma de Dom Evandro, ao lembrar de uma visita recente ao seu gabinete pelo líder religioso. “O senhor já demonstrou essa alegria que trouxe em nossos corações. Tenho certeza de que vamos trabalhar juntos e fazer com que toda nossa diocese prospere cada vez mais, sempre olhando para frente e pensando no povo”, afirmou.
Entre os prefeitos presentes, participaram da posse do novo bispo: Airton Agnolin (Nova Cantu), Douglas Fabrício (Campo Mourão), Marília Perota Gonçalves (Roncador), Fábio D’Alécio (Ubiratã), Joel Buscariol (Boa Esperança), Joelma Demeneck (Juranda), Luiz Volpato (Moreira Sales) e Padre Gianny (Campina da Lagoa).
Serviço
A celebração da missa de posse canônica pode ser assistida na íntegra aqui (Facebook).

Dom Evandro
Dom Evandro Braun foi nomeado bispo da diocese em abril deste ano pelo Papa Francisco. A diocese estava sem um bispo desde agosto de 2024, quando Dom Bruno Versari foi transferido para Ponta Grossa. Desde então, vinha sendo administrada pelo Padre Genivaldo Barbosa.
Dom Evandro nasceu no dia 3 de agosto de 1976, em Teixeira Soares (PR), é filho primogênito de Genito Antônio Braun e Suely Maria Braun. Ingressou no seminário em 28 de fevereiro de 1990, quando ainda cursava a 8ª Série do Ensino Fundamental, no Colégio Nossa Senhora das Graças, em Irati, residindo no Seminário Menor Mãe de Deus até a conclusão do 2º Grau.
De 1994 a 1996, cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, em Ponta Grossa, residindo no Seminário São José. Cursou Teologia de 1998 a 2001, também no Mater Ecclesiae, residindo no Seminário São João Maria Vianney. Em 1997, foi auxiliar de formação no Seminário Menor Mãe de Deus. Foi ordenado presbítero em 15 de setembro de 2002, na Paróquia Imaculada Conceição, Teixeira Soares.
Após anunciada sua nomeação como bispo da Diocese de Campo Mourão, no dia 9 de abril, pelo Papa Francisco (in memoriam), o padre disse que não esperava “algo tão grande” e pediu as orações dos fiéis para esta nova missão pela Igreja Católica. Em uma coletiva de imprensa a veículos de comunicação da cidade, o novo bispo disse que será ‘conservador’.







