Escolas da região passam por novas consultas sobre os modelos Parceiro da Escola e cívico-militar

Por meio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão está realizando, novamente, consultas públicas para definir a expansão do Programa Parceiro da Escola e do modelo cívico-militar em instituições de ensino que fazem parte de sua jurisdição. Segundo a Seed, a seleção das instituições participantes foi feita com base em critérios técnicos definidos pela própria secretaria.

A votação para o Parceiro da Escola acontece nesta segunda-feira (17), até as 22 horas, e vai até esta terça (18), das 8 às 22 horas, em nove escolas do NRE de Campo Mourão. Além disso, uma instituição em Engenheiro Beltrão também recebe votação para o modelo cívico-militar, nos mesmos dias e horários.

Podem participar das votações para escolher se querem ou não os modelos professores efetivos e contratados em Regime Especial, funcionários efetivos e contratados em Regime Especial, pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos e estudantes maiores de 18 anos completos na data da consulta. Para votar, é obrigatória a identificação com documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte, Carteira de Trabalho, carteiras profissionais expedidas por conselhos de classe ou documentos de identificação militar.

Parceiro da Escola

Os nove colégios selecionados para aderir ao programa na região são: Alberto Santos Dumont e Campina da Lagoa (ambos da cidade que dá nome ao segundo), João Farias da Costa (de Nova Cantu), Machado de Assis e Luzia Garcia Villar (os dois de Barbosa Ferraz), Dom Bosco (de Campo Mourão), Santo Inácio de Loyola (de Fênix), Adaucto da Silva Rocha (de Luiziana), e General Carneiro (de Roncador). A Escola Estadual Moreira Sales, localizada na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e pertencente ao NRE de Goioerê, também está na lista.

De acordo com a equipe do NRE de Campo Mourão, até o momento, nenhum colégio estadual na região aderiu ao Parceiro da Escola. As nove unidades de ensino estadual elencadas para consulta pela Resolução nº 6.589/2025 (https://www.educacao.pr.gov.br/parceiro-da-escola/legislacao) passaram por uma primeira escuta pública em dezembro de 2024. Na ocasião, duas delas não atingiram o quórum mínimo de votos de 50% mais um. Em sete, houve desaprovação pela comunidade. “Estão repassando para fazerem parte da resolução de indicação”, informou o NRE.

A proposta da Seed é que seja estabelecida uma parceria entre escolas estaduais e uma instituição particular para atuar nos aspectos administrativo e de infraestrutura das instituições. Segundo a secretaria, a parceria é público-privada, mas mantém o ensino público gratuito e acessível a todos os estudantes. O modelo já foi implantado em 82 colégios de todo o Paraná, com cerca de 54,6 mil estudantes matriculados. Com base na resolução citada anteriormente, a nova consulta está sendo realizada em 96 escolas no total, em 78 municípios do estado.

Modelo cívico-militar

Nestes dois dias, também estão acontecendo consultas públicas para a expansão do modelo de escolas cívico-militares. Na área de abrangência do NRE de Campo Mourão, está participando o Colégio Estadual Padre Antônio Vieira, em Engenheiro Beltrão.

Atualmente, seis unidades de ensino do núcleo já aderiram ao formato, sendo quatro de Campo Mourão (colégios estaduais cívico-militares Professor Darcy José Costa, Doutor Osvaldo Cruz, Marechal Rondon e Unidade Polo); uma de Mamborê (Escola Estadual Cívico-Militar Rui Barbosa); e uma de Peabiru (Colégio Estadual Cívico-Militar Olavo Bilac). Em todo o estado, as consultas estão sendo realizadas em 50 instituições de ensino, de 34 cidades, para ingresso no modelo a partir do ano letivo de 2026.

Desde o ano letivo de 2024, o estado passou a contar com 312 instituições funcionando no modelo. Desse total, 106 adotaram a modalidade após consultas públicas realizadas com a comunidade entre novembro e dezembro de 2023. Além disso, outras 12 escolas que operavam no formato PECIM (de gestão federal) foram incorporadas aos colégios cívico-militares. O sistema reúne práticas de gestão civil e a atuação de militares da reserva na administração e no cotidiano escolar.

Serviço

As legislações referentes ao Programa Parceiro da Escola podem ser consultadas no site da Seed-PR: https://www.educacao.pr.gov.br/parceiro-da-escola/legislacao. Já as do modelo cívico-militar estão disponíveis em: https://www.educacao.pr.gov.br/ccm/legislacao.