Experiências ampliam a formação integral em Direito na Unicampo

Com uma vasta programação alinhada ao ensino, à pesquisa e à extensão, o curso de Direito da Faculdade Unicampo, de Campo Mourão, reafirmou em 2025 seu compromisso com uma formação acadêmica integral. Nesta semana, a coordenadora do curso, Joze Palani, apresentou uma retrospectiva com as principais atividades extra classe desenvolvidas com os acadêmicos ao longo do ano.

Um dos momentos mais marcantes foi a viagem acadêmica a Brasília, que proporcionou uma vivência única aos estudantes. Com um roteiro jurídico e cultural, os alunos acompanharam sessões de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Também conheceram a estrutura do Congresso Nacional e do Ministério Público do Distrito Federal, além de visitarem importantes espaços da capital, como a Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes, Memorial JK, Ponte JK, Torre de TV, Praça dos Três Poderes, entre outros.

Neste ano, também foi realizada a I Jornada de Direito e Filosofia, fruto de uma parceria entre a Faculdade Unicampo e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento permitiu que os estudantes de Direito da instituição tivessem contato com discussões científicas e debates que ampliaram sua visão crítica.

Durante o ano, os alunos participaram, ainda, de diversas atividades voltadas à vivência profissional. Entre elas, destacou-se a visita técnica à Penitenciária Estadual de Campo Mourão, onde puderam observar de perto o funcionamento do sistema prisional e entender melhor a realidade da execução penal.

Na retrospectiva, foi igualmente destacada a realização de várias audiências simuladas e de um júri simulado, que reproduziu – com rigor – o rito do Tribunal do Júri. A atividade, realizada em ambiente real (no Salão do Júri do Fórum de Campo Mourão), proporcionou aos estudantes uma vivência prática completa, com a distribuição de papéis entre acusação, defesa, magistratura, testemunhas e corpo de jurados.

Além disso, o curso de Direito da Faculdade Unicampo promoveu diversas ações de integração com a comunidade, com destaque para a atuação do Núcleo de Práticas Jurídicas, através do Projeto NPJ Itinerante, que levou informações jurídicas a diferentes espaços da cidade.

“Essas iniciativas ampliam o repertório dos estudantes e os conectam às realidades sociais e profissionais, enriquecendo sua formação jurídica e humana”, salienta a coordenadora do curso, professora Joze Palani.