Exposição ‘Confluências’ fecha Festival Palavra Solta na Praça do Fórum neste sábado
A Praça Munhoz da Rocha, mais conhecida como Praça do Fórum, em Campo Mourão, será palco neste sábado (9) da exposição “Confluências”, evento que marca o encerramento do Festival Palavra Solta, realizado desde o último final de semana em diferentes pontos da cidade.
Gratuita, acessível e aberta ao público em geral, a programação final ocorrerá das 14 às 18 horas e reunirá produções artísticas desenvolvidas ao longo da semana, como curtas-metragens, varal de poesia, zine e cordel, roda de conversa e sarau literário.
Promovido com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campo Mourão, o festival tem como objetivo explorar múltiplas linguagens de expressão, unindo literatura, audiovisual, oralidade e performance. A proposta também garantiu a inclusão da comunidade surda, com intérprete de Libras, identidade visual acessível e vagas reservadas para pessoas surdas nas oficinas.
Entre as atividades realizadas, estiveram a oficina “Zines, Revides, Poemas”, ministrada por Alana Lima, na Biblioteca Cidadã, no Jardim Cidade Nova, e a oficina “Ver a Palavra”, conduzida por JP Coca, no Centro da Juventude Itachir Tagliari, no Jardim Tropical. Essa última resultou na produção de três curtas-poesias independentes, desenvolvidos por jovens da comunidade, que serão exibidos no encerramento do evento.
Também integrou a programação o “Sarau da Trabalhadora”, com a artista Vanuza Eloísa, que promoveu uma intervenção performática no calçadão central da cidade, por meio da palhaçaria e da mímica, convidando o público a “soltar” suas palavras.
📲 Participe dos grupos de WhatsApp da Tribuna!
Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!
Com as atividades realizadas durante o festival, a Exposição Confluências reunirá varal de poesia, zines e cordéis; tecnopoesia, com obra participativa; banca de livros de escritores(as) locais; espaço de empréstimo e troca com a Cooperativa do Livro; roda de conversa sobre produção autoral.
Participam da mesa de autores nomes como Aline Olivia, Aline Ambrósio, Ana Soares, Cícero Souza, Max Moreno, Suelen Machado, Victor H. Cruz e representantes da Comunidade Guarani Tekoha Verá Tupã’i, fortalecendo a literatura local e o protagonismo da escrita regional.
A exposição encerra uma semana de encontros, oficinas e apresentações que deram corpo à proposta do Festival Palavra Solta, conforme descreveram os organizadores: celebrar a força da palavra em suas múltiplas formas – falada, escrita, encenada, filmada ou performada.
Serviço
Evento: exposição Confluências – encerramento do Festival Palavra Solta
Data: sábado (9), a partir das 14 horas
Local: Praça do Fórum (ao lado do Fórum de Justiça)


