Festas de Santos Reis conservam cultura popular na região

Nesta segunda-feira (06) é comemorado o Dia de Santos Reis, em homenagem aos três reis magos que, segundo a Bíblia, viajaram do oriente guiados por uma estrela para visitar o Menino Jesus, recém-nascido em Belém. Para marcar a data, no domingo (05) foram realizadas as tradicionais festas e celebrações religiosas em algumas cidades da região.

Em Goioerê a chegada da bandeira da Companhia de Reis A Esperança da Vitória será nesta segunda-feira às 17 horas, na Associação Cerac, na Vila Guaíra. Pela tradição católica, no dia 6 de janeiro encerra-se o período natalino, quando os presépios são desmontados, assim como as visitas das companhias de reis, que saem na noite de Natal.

Em Roncador a festa de Santos Reis foi realizada no domingo na comunidade Santo Antonio. A Companhia de Reis A Caminho de Belém, de Campo Mourão, este ano realizou a festa lá em razão da reforma do barracão da Vila Rural Flor do Campo. “Agradecemos aos padres Gaspar e Nilson, cujas famílias são da comunidade Santo Antonio, em Roncador, que nos apoiaram na nossa festa que este ano, se não fosse eles, nem seria realizada por conta da reforma do barracão da vila”, disse o embaixador da Bandeira A Caminho de Belém, Mario Repula.

Segundo ele, cerca de 1.000 pessoas participaram da festa, com almoço gratuito graças aos donativos que a companhia ganhou durante as visitas na região. “Este ano ganhamos três bois, além de outros alimentos e uma quantia em dinheiro”, explicou o embaixador. Para o próximo ano, segundo ele, mais três bois já estão garantidos para a festa, que deverá ser mantida em Roncador.

Já em Ubiratã, a festa é realizada todos os anos na Comunidade São Cristóvão (Curva da Onça), marcando também o encerramento da peregrinação do grupo da Folia de Reis que este ano completou 25 anos. Lá também a comunidade se uniu no domingo para servir um grande almoço com arroz, salada, pão com carne moída, refrigerante e mais de quase dois mil quilos de carne (bovina, suína e frango).

A Folia

A Folia de Reis é uma manifestação da cultura popular onde um grupo de pessoas sai fazendo visitas a partir da noite de Natal, levando uma bandeira e cantando melodias em coro para louvar o Menino Jesus. No ritmo da congada, as músicas são acompanhadas por diversos instrumentos e um coro de vozes característico da folia repete de forma prolongada o último verso puxado pelo mestre ou embaixador. Palhaços vestidos a caráter dançam e fazem brincadeiras em frente a bandeira.

No calendário da Igreja Católica a data é chamada de Epifania do Senhor, que significa manifestação. O texto bíblico lido na missa é do Evangelho de Mateus, que relata a história dos reis magos Baltazar, Gaspar e Belchior, que viajaram do oriente seguindo uma estrela até Belém, onde teria nascido o menino, chamado por eles de Rei dos Judeus. Ao encontrarem a criança com os pais José e Maria, eles ofereceram como presentes ouro, incenso e mirra.