Fórum Eleitoral lota no último dia para regularização do título

O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor para votar nas Eleições Municipais 2024 encerra nesta quarta-feira (8). Em Campo Mourão, o Fórum Eleitoral registra, desde cedo, grande movimento de eleitores que deixaram para regularizar a situação na última hora.

Na terça-feira (7), não foi diferente, com fila de espera durante o dia todo. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi, no mês de abril, e nesse início de maio, foram realizados dois plantões em fins de semana (sábado e domingo) para atender aqueles que encontram dificuldades de se dirigir ao cartório eleitoral durante a semana. Porém, mesmo assim o eleitor acaba sempre deixando para a última hora.

“Ontem mesmo (terça-feira), a central de atendimento permaneceu lotada o dia todo”, informou Sueli, lembrando que foi necessário a contratação de mais pessoas para auxiliar no atendimento nesses últimos dias, como estagiários, terceirizados além de funcionários cedidos pela prefeitura para atender a demanda.

O pleito está marcado para 6 de outubro. Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Estão aptos a votar todos que tenham completado 16 anos até 6 de outubro, data do primeiro turno.

Encerra nesta quarta-feira também o prazo para a transferência do domicílio eleitoral, assim como o cadastro biométrico. Após esta quarta, o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais e só será reaberto em novembro.

Além de ficar de fora das eleições municipais, quem não regularizar o título também não consegue tirar passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade, nem renovar matrícula, nem assumir cargo por aprovação em concurso público.

Mesário voluntário

Estão abertas as inscrições para mesário voluntário nas Eleições. Podem ser feitas pelo formulário no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título. Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Já pelo aplicativo, o eleitor deve baixá-lo no seu celular e, após o login, clicar na aba “Mais opções”, na opção “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.

Os mesários podem incluir sua eventual deficiência, o que possibilita melhor atendimento de suas necessidades por parte da Justiça Eleitoral do Paraná e um controle estatístico mais preciso sobre o perfil daquelas e daqueles que trabalham nas eleições.