Frio continua na região e tempo seco predomina nos próximos dias
Nos próximos dias uma massa de ar seco e frio predomina sobre Campo Mourão e região, provocando manhãs bastante frias e temperaturas amenas ao longo do dia. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), não há previsão de chuvas até o próximo dia 14.
Nessa quarta-feira (5) foi registrado o dia mais frio do ano, os termômetros atingiram 9Cº. Para esta quinta-feira (6) a temperatura mínima prevista é de 10ºC com a máxima chegando a 22ºC. Para sexta-feira, sábado e domingo o frio continua com a temperatura variando entre 11ºC e 12ºC.
Na próxima semana a tendência é que as temperaturas aumentem, porém ainda continuam amenas variando entre 13ºC a 16ºC e máxima 21ºC a 25ºC. De acordo com o Simepar, uma massa de ar frio, embora não muito intensa, possibilita nesta semana o declínio mais acentuado das temperaturas no Sul do Paraná onde é possível a formação de geadas fracas.
Nessa quarta-feira (5), a temperatura mais baixa registrada no Paraná foi na cidade de General Carneiro: 0,8 °C, a máxima durante o dia não passou dos 18°C. Formação de geadas foi registrada em várias áreas rurais do município. Vale lembrar que a estação é outono ainda. O inverno começa somente no 21 de junho.
De acordo com o Simepar, o inverno típico no Paraná apresenta pouca chuva e massas de ar frio a partir da segunda quinzena de maio. As geadas são mais frequentes em junho e julho, quando as temperaturas médias ficam mais baixas.
Em condições normais são registrados de um a quatro eventos por ano, mais concentrados entre o centro e o sul do Estado, podendo atingir o norte. Neste ano, o inverno do Hemisfério Sul deve sofrer influência do fenômeno climático El Niño fraco. Os prognósticos indicam temperaturas e chuvas um pouco acima da média, com menor frequência e intensidade de massas de ar polar e geadas.
Alerta Geada
No dia 9 de maio entrou em operação o Alerta Geada, serviço que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Simepar oferecem de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a implantar medidas de proteção dos cafezais paranaenses. O serviço informa gratuitamente a probabilidade de ocorrência de geada com antecedência de 48 e 24 horas.

