Gaema conclui fiscalização de áreas de preservação em 5 municípios da região
O Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), núcleo de Campo Mourão, concluiu nesta terça-feira (14) a operação “Guardiões dos Mananciais” em cinco municípios da região de Campo Mourão. Irregularidades foram constatadas e as providências legais adotadas. A ação teve início no dia 8 deste mês.
A ação de fiscalização ambiental teve o apoio do Instituto Água e Terra (IAT), do 4º Pelotão da Polícia Ambiental de Cianorte e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foram fiscalizadas áreas de mananciais nos municípios de Janiópolis, Goioerê, Campina da Lagoa, Ubiratã e Cianorte.

A operação utilizou tecnologia de mapeamento e drones para monitorar áreas de mananciais e pontos de captação de água, permitindo identificar locais com potenciais danos ambientais. Durante a ação, foram verificadas intervenções irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APPs), como destruição de vegetação nativa, inundação de áreas e erosão em pontos de dessedentação de animais.
As irregularidades foram autuadas pelo IAT e podem resultar em termos de ajustamento de conduta (TAC), com medidas de recuperação e compensação ambiental. Relatórios detalhados da operação serão encaminhados ao Ministério Público, que definirá as próximas ações.

“Ações como essa incentivam os proprietários rurais a proteger, cercar e recuperar as APPs, ajudando a preservar os mananciais e contribuindo para o enfrentamento da crise hídrica que afeta o Estado”, destacou a promotora de Justiça Rosana Araújo de Sá Ribeiro, coordenadora regional do Gaema.


