Geração Olímpica: secretário estadual de Esporte entrega kits a atletas de Campo Mourão
Na manhã desta sexta-feira (5), 57 atletas de Campo Mourão receberam kits esportivos distribuídos pelo programa Geração Olímpica e Paralímpica. As entregas, realizadas na Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), incluíram camisas, garrafas de água, bonés, mochilas, apoios para o pescoço e pelúcias, contemplando atletas de diversas modalidades, como natação, atletismo, handebol, jiu-jitsu, wrestling, basquete e outras.
O evento contou com a presença do secretário de Estado do Esporte do Paraná, Hélio Renato Wirbiski – responsável pela entrega –, da diretora da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), Karla Tureck, além de outras autoridades e líderes esportivos locais.

Criado em 2011, o programa Geração Olímpica e Paralímpica é considerado a maior iniciativa estadual de incentivo ao esporte por meio da modalidade bolsa-atleta, com patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Wirbiski destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento e a formação de novos atletas. “O Geração Olímpica é hoje um projeto referência nacional”, afirmou, acrescentando que, anualmente, o programa distribui cerca de cinco milhões de bolsas para atletas em formação, alto rendimento, assim como para professores/técnicos.
A diretora da Fecam reforçou o papel do programa como incentivo ao compromisso, rendimento e desenvolvimento dos esportistas. “A bolsa vem nesse sentido de auxiliar na renda do atleta, para que ele tenha condição de se dedicar ao esporte. O Governo do Estado está de parabéns por esse programa”, afirmou Karla, parabenizando também os esportistas pelo desempenho nas competições.

A diretora da Fecam enfatizou, ainda, a relevância das parcerias entre o município, associações e técnicos, que têm resultado em conquistas em campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais, incluindo convocações para a Seleção Brasileira.
O técnico de wrestling e jiu-jitsu, Ricardo Batista, presente no evento, agradeceu pelo suporte municipal e estadual para o aprimoramento dos jovens. “Nossos atletas estão conseguindo bons resultados nos Jogos Escolares e no Paraná Combate, onde temos um campeão paranaense. Através desses resultados, conseguimos essas bolsas do Geração Olímpica, que investem nos atletas”, disse, acrescentando que o aporte complementa o patrocínio de iniciativas privadas.
Wirbiski lembrou que a proposta teve início, inclusive, com Douglas Fabrício, atual prefeito de Campo Mourão, quando ele ocupava a Secretaria de Esportes do Paraná, com o projeto denominado Talento Olímpico. “O prefeito Douglas Fabrício gosta muito de esportes e tem uma organização e infraestrutura esportiva muito boa aqui na região”, comentou Wirbiski, ressaltando que, agora como gestor municipal, Douglas continua a buscar recursos para fortalecer o esporte local.
Segundo o secretário, o modelo paranaense já inspirou cerca de 14 estados brasileiros. “Nós cuidamos do esporte dos doze aos noventa anos, começando com os Jogos Escolares até os Jogos de Idosos”, disse. Somando todas as competições esportivas deste ano, mais de 300 mil atletas receberam apoio estadual, informou.
“O Pró-Esporte libera hoje mais de cinquenta milhões por ano para projetos menores por meritocracia. Então, hoje, tem política pública e tem dinheiro, que é o mais importante”, destacou o secretário, ao reforçar o compromisso do estado também com o desenvolvimento esportivo de Campo Mourão, que tem servido de referência para a região.

Durante a visita à cidade, Wirbiski passou por obras e unidades esportivas reformadas, como a pista de atletismo local, que recebeu elogios do secretário. “Quando eu estive aqui há cinco anos, era ‘terrão’ e as crianças estavam perdidas no meio da poeira. Investimos quatro milhões, e hoje é um evento maravilhoso que está acontecendo lá [pista olímpica]”, celebrou.
Incentivo e reconhecimento aos atletas
Karla enfatizou os expressivos investimentos do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, no município. “Campo Mourão nunca recebeu tantos recursos na área do esporte”, disse, ao agradecer o empenho do secretário Hélio Wirbiski e do governador Ratinho Junior.
Ela destacou que, pela primeira vez no país, o município recebeu recursos que podem ser aplicados em ações continuadas e pequenas obras de infraestrutura, contribuindo para o avanço esportivo não apenas em Campo Mourão, mas em todo o Paraná.
A diretora de Esporte também comentou sobre a melhoria da infraestrutura esportiva na cidade. Os ginásios Valternei de Oliveira, no Jardim Lar Paraná, e da Vila Urupês estão passando por reformas para atender atletas de rendimento, competições e a comunidade, com áreas de lazer no entorno.

“Este ano, tivemos grandes eventos esportivos, como os Jogos Universitários, Jogos de Aventura e Natureza, e estamos recebendo os Jogos Abertos, com equipes da Liga Nacional disputando semifinais e finais, além de competições individuais”, destacou.
Para 2026, já está confirmada a fase final dos Jogos Escolares para atletas de 15 a 17 anos. Karla Tureck explicou que também estão em andamento negociações com federações para trazer novos campeonatos, ampliando o calendário esportivo da cidade.
Além do desenvolvimento esportivo, ela ressaltou o impacto econômico desses eventos. “Podemos dizer que o esporte é um indutor de turismo. Mesmo nos Jogos Abertos, com alojamento para atletas e arbitragem, há movimentação em hotéis, restaurantes e comércio, fomentando a economia local, especialmente em competições adultas”, evaluou.
📢 Grupos de WhatsApp da Tribuna: bairros, pets, agro, trânsito, vendas e mais!
👉 linktr.ee/tribunadointerior

