Grupos políticos iniciam na próxima semana temporada de convenções partidárias
Os grupos políticos iniciam na próxima segunda-feira (31), em toda a região, a temporada de convenções partidárias, que prossegue até o dia 16 de setembro. Com o adiamento das Eleições Municipais 2020 para novembro, alguns prazos eleitorais foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. Foi o que aconteceu com as convenções, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto. O primeiro turno das eleições municipais está confirmado para o dia 15 de novembro e, o segundo turno, para o dia 29 de novembro.
Em Campo Mourão e região, a movimentação é intensa nos partidos políticos para definição de seus pré-candidatos com a proximidade das eleições. No município, por exemplo, o Cidadania deve realizar sua convenção já no dia 5 de setembro. Pelo grupo, o atual prefeito Tauillo Tezelli disputará a reeleição. Já em Farol, o Podemos, marcou a convenção para o dia 12 de setembro, às 20 horas, na Câmara Municipal. O grupo pretende lançar nomes a prefeito, vice-prefeito e vereadores. O presidente do partido é Julio Garcia.
As convenções são uma exigência da legislação para que legendas participantes do pleito escolham e oficializem seus candidatos. É um momento de definição de como os partidos vão se comportar na disputa eleitoral. Mesmo legendas que não têm pretensão de lançar candidatos a cargos majoritários devem realizar os encontros e definir se farão coligações e com quem vão costurar essas alianças.
De acordo com o Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.
As convenções funcionam como uma espécie de eleição interna nos partidos. É durante a convenção que a legenda escolhe quem vai concorrer aos cargos de prefeitos, vice-prefeitos, e vereadores. Também é durante as convenções que os partidos definem as coligações para disputa dos cargos majoritários (prefeito). A partir deste ano, a disputa para cargos na proporcional (vereadores), não mais haverá terá formação de alianças.
Convenções virtuais
Para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Justiça Eleitoral está permitindo aos partidos políticos a realização de suas convenções em formato virtual para a escolha de candidatos e formação de coligações majoritárias, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas. As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei das Eleições.

