Hemonúcleo comemora Dia do Doador de Sangue nesta quinta com distribuição de brindes

O Hemonúcleo de Campo Mourão comemora nesta quinta-feira (25), o Dia do Doador de Sangue. Para marcar a data, irá oferecer alguns brindes aos doadores, além de bolo. “Em vez do lanche normal, teremos bolo com refrigerante”, explica o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Rigueti.

A média de doadores no banco de sangue tem oscilado entre 40 e 50 pessoas por dia. Os homens são a maioria, talvez pelo fato de poderem doar com mais frequência que as mulheres durante o ano. “Não conseguimos normalizar os estoques dos tipos A e O negativos, por isso sempre estamos pedindo a colaboração de doadores desses tipos”, ressalta Reginaldo.

O Hemonúcleo conta com 26 servidores, desde recepcionista, assistente social, técnico em enfermagem, enfermeiro, bioquímica, técnico de laboratório, auxiliar administrativo e zeladora.

Pessoas que já tiveram Covid-19 também podem ajudar outros pacientes doando plasma, um dos componentes sanguíneos. Essa parte líquida do sangue concentra grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção – é o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente.

Dia do Doador

O Dia do Doador de Sangue foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue.

Serviço

O atendimento pode ser agendado pelos telefones (44) 3525-1102; 99878 3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.

Critérios para doação

* Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
* Pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
* Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação);
* Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina;
* Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.