Hemonúcleo de Campo Mourão atenderá em meio expediente até 15 de janeiro

Com a chegada do fim de ano, período em que os funcionários entram em férias, alguns setores públicos funcionam com horários especiais ou reduzidos. O Hemonúcleo de Campo Mourão é um deles. Até o dia 15 de janeiro atenderá em meio expediente: das 7h30 às 11 horas para coleta de sangue.

Conforme já divulgado pela TRIBUNA, a unidade funcionará somente até esta quinta-feira (30), retornando no dia 3 de janeiro. Os doadores deverão agendar horários pelo telefone: (44) 99878 3811 (WhatsApp) ou site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/doacao-de-sangue.

Nesta época, como muitas pessoas viajam, é comum cair o número de doações. Por outro lado, a demanda costuma crescer, por causa de acidentes de trânsito comuns para este período. Por isso, há mais de um mês o Hemonúcleo vem se programando para manter os estoques em dia.

Além de Campo Mourão, a unidade atende também demandas de hospitais da região. Atualmente, mesmo com os estoques da entidade considerados em níveis seguros, vale lembrar que os componentes do sangue têm prazo de validade. Por isso deve haver o movimento constante de doadores para manter reservas e o estoque fora de risco. O monitoramento dos níveis é feito diariamente, segundo o chefe da unidade.

Para doar sangue é preciso obedecer alguns requisitos como: ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião); pesar mais de 51 quilos; não estar em uso de medicamentos; apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis; dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; não fumar duas horas antes.