Hemonúcleo fará coletas de sangue no período da tarde em fevereiro

O Hemonúcleo de Campo Mourão fará atendimento à população em horário diferenciado neste mês de fevereiro. Conforme divulgado pelo órgão, até o dia 19 de janeiro, o atendimento para coleta de sangue foi no período da manhã. Porém, durante este fevereiro as coletas serão realizadas das 13 às 16 horas, durante todo o mês.

CLIQUE AQUI e siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

A chefe do banco de sangue, Michele Cristine Araujo Berbet, lembra que as coletas são feitas por agendamento. Os doadores podem marcar o dia e horário desejado pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao ou Whatsapp (44) 99878-3811.

Além de atender demandas de hospitais de Campo Mourão, o Hemonúcleo atender também unidades hospitalares dos demais municípios da Comcam para os casos de pacientes que necessitem de transfusão de sangue.

Por dia, a unidade tem capacidade de coletar até 60 bolsas de sangue, ou seja, com o meio expediente, este número tem sido de até 30 bolsas. Uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas. Pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes e cirurgias, por exemplo, são as que mais precisam desse cuidado.

Requisitos

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade devem ter autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

A cada coleta, é extraída do doador em média 450ml de sangue. A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. O homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.

O Hemonúcleo de Campo Mourão fica localizado na rua Mamborê, 1500, anexo ao prédio da 11ª Regional de Saúde. Para mais informações ou dúvidas, interessados podem ligar para o telefone: (44) 3525-1102