IDR-Paraná investe R$ 148,5 mil em convênios rurais na região de Campo Mourão

Os convênios firmados entre o IDR-Paraná e o sistema Fetaep/Senar apresentou, em 2025, resultados expressivos na regional de Campo Mourão, com foco em qualificação, fortalecimento sindical e ações voltadas ao desenvolvimento rural. De acordo com um balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (12) pelo escritório regional do IDR-PR, entre janeiro e outubro o investimento total aplicado chegou a R$ 148.520,45. No período, foram realizados 54 eventos em 21 municípios, com a participação de 1.906 produtores.

Segundo o chefe do Escritório Regional do IDR-Paraná em Campo Mourão, Jairo Quadros, as ações tiveram como eixos a melhoria de renda, qualidade de vida e sucessão familiar. “As ações tiveram acompanhamento do assessor Renaldo Chagas, cedido pelo IDR-Paraná para orientar e apoiar as atividades sindicais. Os eventos incluíram cursos, capacitações, encontros técnicos e atividades formativas direcionadas a produtores rurais, lideranças sindicais e trabalhadores do campo”, informou.

Quadros destacou que os números do período expressam uma atuação estruturada na região. “Os resultados mostram uma rede funcionando na prática, com formação, orientação e presença nos municípios. Isso é o que sustenta o desenvolvimento rural no dia a dia”, afirmou. Ele reforçou que a movimentação regional foi alcançada com ações distribuídas e com participação de diferentes públicos do campo. “São atividades que chegam onde precisam chegar: no produtor, na liderança sindical e nas comunidades rurais”, acrescentou.

A estrutura sindical regional é um dos pontos centrais do convênio, disse Quadros. A chamada Regional Cinco é composta por 19 sindicatos, que atuam de forma integrada na mobilização e execução das ações, garantindo capilaridade e representatividade no território atendido. Esse modelo sustentou a realização do calendário de eventos e a ampliação do alcance das atividades, com resultados contabilizados até outubro.

Além das capacitações e ações formativas, o convênio também se apoiou em parceria operacional com o IDR-Paraná para organização de eventos técnicos, estratégicos e de comercialização ligados à agricultura familiar, incluindo iniciativas como Feira IDR e Integrado, Agro Air Show e Feira de Orgânicos, citadas no balanço regional como ações que fortalecem a integração entre entidades e ampliam o alcance das iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.

“Com os resultados consolidados até outubro, o balanço regional aponta expectativa de continuidade das ações do convênio, com manutenção do investimento em capacitação e fortalecimento sindical, mantendo a Regional Cinco como referência em organização, formação e desenvolvimento humano no meio rural”, acrescentou Quadros.