Igreja Católica prepara abertura da Semana Nacional da Família
Com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15), a Igreja Católica se prepara para a abertura, no próximo domingo (9), Dia dos Pais, em Campo Mourão, da Semana Nacional da Família 2020, que prossegue até o dia 15 de agosto. A campanha quer valorizar e refletir o protagonismo da igreja na vida das famílias.
“É uma proposta de reflexão e oração em família. Vamos iniciar refletindo sobre a importância dos pais na educação do filho e na vida da família”, falou o Bispo Diocesano de Campo Mourão, Dom Bruno Elizeu Versari.
Segundo o bispo, a igreja irá oferecer várias oportunidades de reflexão para a comunidade católica como celebração de missas, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, reza do terço, além da meditação de temas que vão ajudar a refletir na Semana da Família.
“E no último dia, no sábado (15), poderemos retomar o tema ‘Eu e minha casa serviremos ao senhor’. É uma proposta de Josué. Depois que chega a terra prometida o povo acaba se esquecendo que foi Deus que os libertou. Então Josué chama todos para uma assembleia e lembra que foi Deus quem os libertou da escravidão do Egito”, explica o bispo.
Dom Bruno ressaltou que a proposta da campanha é rezar durante toda semana pela família e em família principalmente neste período de isolamento por conta do coronavírus. “É uma oportunidade a mais de rezar em família. Certamente será um momento enriquecedor em sua vida, para a igreja, e a comunidade”, falou.
O bispo disse que a Comissão Nacional da Pastoral Familiar organizou o subsídio para abordar um tema diferente a cada dia durante a campanha. No primeiro dia será a celebração do Dia dos Pais em que se destaca a figura de São José, o homem justo e seu testemunho de fé em Deus e a importância de celebrar em casa o Dia dos Pais.
“No segundo dia, amados e chamados por Deus, a vocação, o chamado de viver em família, porque ali o amor é paciente e nos leva a servir. O amor não é arrogante e nem orgulho, o amor cura tudo”, frisou Dom Bruno.
No terceiro dia, o tema será Família e Matrimônio; quarto dia, Família e Educação. “No quinto dia será uma hora santa em família. Um momento de oração e espiritualidade em que a família reza junto. No sexto dia, a família e o compromisso com a vida. Ali, vamos aprender a importância da vida desde a concepção até a sua morte natural. E o sétimo dia, o tema será Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Diante de tantos caminhos que a sociedade propõe, a palavra de Deus nos convida a ser farol, a ser luz para as famílias e para os filhos”, destacou dom Bruno.
O bispo convida toda a comunidade a participar da Semana Nacional da Família, seja na sua paróquia, na sua comunidade, ou em casa online.

