II Seminário sobre Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo será realizado em Campo Mourão
A Cáritas Diocesana de Campo Mourão realizará a segunda edição do Seminário sobre Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo na próxima semana. Voltado especialmente aos servidores municipais que atuam nas políticas de Assistência Social, Educação e Saúde e aberto ao público em geral interessado, o evento será no dia 14 (quinta-feira), às 14 horas, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Para participar gratuitamente, é necessário realizar inscrição prévia, preenchendo o seguinte formulário on-line: https://tinyurl.com/9cvaurfs. De acordo com os organizadores, o encontro tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão crítica sobre questões urgentes que impactam profundamente a sociedade.
Para isso, entre os assuntos explorados por meio de palestras e debates, especialistas abordarão temas sobre tráfico de pessoas e o trabalho escravo, considerados violações graves e persistentes dos direitos humanos que ainda afetam milhões de indivíduos em todo o mundo.
“A proposta é sensibilizar e informar a comunidade local, ampliando a compreensão sobre os riscos, as consequências sociais e individuais dessas práticas, bem como divulgar medidas preventivas e formas de enfrentamento”, informou a agente de integração da Cáritas local Vanessa Viana, acrescentando que a intenção é fortalecer o engajamento coletivo na luta pela dignidade humana, pela justiça social e pela promoção de uma cultura de direitos e respeito à vida.
Cáritas
A Cáritas Diocesana está em funcionamento em Campo Mourão desde 2021. Com base nos atendimentos prestados pela entidade, atualmente há cerca de 600 migrantes de diversos países em Campo Mourão, sendo que o maior público é de venezuelanos e cubanos.
Mas também há pessoas de praticamente todos os países da América Latina, além de árabes e afegãos, para citar alguns exemplos. Geralmente, os migrantes que vêm para Campo Mourão já têm algum familiar no município, que dá suporte a eles.
Conforme a coordenadora da entidade, Jaqueline Faria, o trabalho da Cáritas é voltado sobretudo para auxiliar na documentação pessoal, prestar orientações sobre educação, saúde e encaminhamento para mercado de trabalho.
Além disso, desde o ano passado, também há a Casa do Migrante Dom Virgílio de Pauli, que abriga os migrantes que não têm onde ficar no município por tempo determinado, para que eles possam se estabelecer financeiramente. Desde que foi inaugurado, em junho de 2024, o lar já recebeu diversas pessoas.
Serviço
O Senac de Campo Mourão está localizado na Rua São Josafat, nº 1651, centro. Para mais informações sobre o evento e a Cáritas Diocesana, os interessados podem entrar em contato por um dos seguintes telefones: (44) 99775-0101, (44) 99775-0100 ou (44) 99987-4887 e acompanhar o perfil da instituição no Instagram: @caritascampomourao.

