Inscrições para vestibular complementar da Unespar encerram neste domingo

O prazo para interessados se inscreverem no vestibular complementar 2026 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) segue até este domingo (18). Em Campo Mourão, são 76 vagas para sete cursos de graduação. Em todo o Paraná são 234 vagas entre os cinco campi da instituição.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no link: https://tinyurl.com/mrvaxkyb. No momento da inscrição, o candidato precisa optar por uma das três modalidades de seleção previstas no edital.

Uma das possibilidades é a utilização da média final obtida no vestibular da Unespar, considerando qualquer edição realizada entre 2015 e 2025. Outra forma de ingresso é pela nota do Enem, valendo resultados de edições entre 2010 e 2025. Também há a opção de prova de redação, marcada para o dia 1º de fevereiro de 2026.

O processo seletivo complementar também reserva vagas por meio de políticas de ação afirmativa, contemplando candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, candidatos pretos e pardos oriundos da rede pública e pessoas com deficiência, independentemente do tipo de formação no ensino médio.

A diretora de Processos Seletivos de Ingresso na Graduação da Unespar, Aurea Andrade Viana de Andrade, destaca que o vestibular complementar amplia o acesso à universidade pública. Segundo ela, o processo atende tanto jovens em busca da primeira graduação quanto pessoas que desejam retomar os estudos. “Nunca é tarde para começar ou recomeçar uma trajetória acadêmica. O ensino superior público transforma vidas e abre novas oportunidades”, afirmou.

Vagas ofertadas em Campo Mourão

  • Ciências Econômicas (bacharelado, noturno): 12 vagas
  • Geografia (licenciatura, noturno): 6 vagas
  • Geografia (bacharelado, noturno): 7 vagas
  • História (licenciatura, noturno): 7 vagas
  • Matemática (licenciatura, noturno): 4 vagas
  • Pedagogia (licenciatura, matutino): 22 vagas
  • Turismo (bacharelado, noturno): 18 vagas