Lojas abertas até as 22 horas e atrações culturais movimentam Campo Mourão

As ruas de Campo Mourão, especialmente na área central, estão mais movimentadas nos últimos dias. O fluxo é impulsionado pelo atendimento do comércio lojista até as 22 horas durante a semana, além de atividades culturais gratuitas, como as promovidas no Museu de História, Imagem e Som Deolindo Mendes Pereira e a ambientação natalina na Praça da Catedral São José, organizada pela Associação Sou Arte.

Segundo comerciantes, a movimentação no início desta semana está mais concentrada nas ruas. No entanto, ao sair para passear, muitos consumidores acabam dando “uma passadinha” nas lojas e aproveitam para realizar compras. A expectativa é de que, neste final de semana e no início da próxima semana, quando ainda haverá atendimento em horários especiais, o movimento nos estabelecimentos aumente ainda mais.

O funcionamento das lojas até as 22 horas segue ainda nesta quinta (18) e sexta-feira (19), assim como nos próximos dias 22 e 23. Já neste final de semana, a programação de atendimentos também será diferenciada. No sábado (20), seguindo o ritmo dos dois anteriores, o expediente das lojas encerra às 17 horas. No domingo (21), por sua vez, os consumidores também poderão ir às compras, das 14 às 20 horas.

Na semana que vem, na véspera do Natal, quarta-feira (24), as lojas recebem o público consumidor até as 16 horas. Por sua vez, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2025/2026), que regula o funcionamento do setor no período, o comércio estará fechado no dia 25 (quinta-feira – Natal), assim como na sexta-feira (26). Para encerrar o ano, no dia 31, os estabelecimentos estarão abertos até as 15 horas.

O último sábado do ano (27) também terá horário especial, dessa vez, encerrando o expediente uma hora mais cedo do que nos anteriores, às 16 horas. Na antevéspera do Ano-Novo, nos dias 29 e 30, o funcionamento ocorre normalmente, sem mudanças nos horários, das 9 às 18 horas. Veja, a seguir, o resumo dos horários especiais de atendimento.

Resumo do funcionamento

Funcionamento noturno das 9 às 22h:

  • 18 e 19 de dezembro (quinta e sexta)

  • 22 de dezembro (segunda)

  • 23 de dezembro (terça)

Domingo especial, das 14h às 20h:

  • 21 de dezembro (domingo)

Sábados com horário ampliado:

  • 13 de dezembro (das 9h às 17h)

  • 20 de dezembro (das 9h às 17h)

  • 27 de dezembro (das 9h às 16h)

Véspera de Natal, atendimento das 9h às 16h

  • 24 de dezembro (quarta)

Último dia do ano, atendimento das 9h às 15h

  • 31 de dezembro (quarta)

Dias com horário normal, das 9h às 18h

  • 29 de dezembro (segunda)

  • 30 de dezembro (terça)

Comércio fechado

  • 25 de dezembro (quinta) – Natal

  • 26 de dezembro (sexta)

Atividades culturais noturnas

Acompanhando a movimentação do comércio local nos dias em que permanece com as portas abertas até mais tarde, o Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, situado na Avenida Capitão Índio Bandeira, nº 1117, centro, está recebendo visitação do público em uma programação especial, até as 22 horas.

Esse atendimento especial iniciou na terça-feira (16), com uma apresentação do grupo Sete Cordas, ligado à Orquestra Opendoor, projeto sociomusical dedicado à formação musical de crianças e jovens, com repertórios brasileiros e natalinos, que encantou o público, e segue até esta quinta (18).

O clima de Natal está presente não apenas no interior do equipamento cultural, mas também na área externa, onde estão sendo executadas músicas natalinas antigas, criando uma trilha sonora temática buscando envolver os visitantes. Entre as novidades no local, há uma exposição do “Carneiro no Buraco”, no prédio histórico, e a nova sala: imagem e som, comercial do Barmerindus de 1975.

Já nesta sexta-feira (19), inicia a Mostra Cultural, que faz parte do projeto Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal. As ações seguem até o dia 23, sempre das 20 às 22 horas. A programação diversificada será na Praça da Catedral São José ou, em caso de chuva, na Casa da Cultura.

Ao longo dos cinco dias de evento, o público poderá acompanhar dez atrações artísticas, entre grupos musicais e de dança, que prometem envolver a cidade na “Magia do Natal”. Serão duas apresentações a cada noite, todas gratuitas e abertas ao público em geral, das mais diferentes idades.

Para a Mostra Cultural de 2025, foram escolhidas – por meio de edital de chamamento – as seguintes atrações artísticas: Orquestra Viola no Campo, Fernando Cesar Vinhote, Grand Class Estúdio de Dança, Oliver Brothers Band, Banda Influência, Trio de Choro Acordes e Encontros, Timbó, Killer Queen, Arte Break Crew e Studio Lehdance.

Caso a atração aconteça na Praça São José, durante todas as noites, Papai e Mamãe Noel marcarão presença, além de serem realizadas oficinas temáticas ao longo do evento. Outra proposta confirmada é a tradicional “neve” artificial, que ocorrerá todas as noites da Mostra Cultural.