Mais de 20 mil visitantes devem passar pelo cemitério no Dia de Finados

Nesta segunda-feira (2 de novembro), data em que é comemorado o Dia de Finados, são esperadas milhares de visitantes no Cemitério Municipal São Judas Tadeu, em Campo Mourão. Durante toda esta semana a prefeitura intensificou os trabalhos de melhorias e limpeza no “campo santo” para que o local fique adequado para receber os visitantes que irão homenagear os amigos e entes queridos que já partiram.

A estimativa é que o cemitério receba mais de 20 mil visitantes no Dia de Finados. O local tem pouco mais de 13 mil túmulos. Pessoas da região também deverão comparecer para as visitações. Uma equipe de funcionários estará de plantão para auxiliar quem precisar de ajuda, especialmente na hora de localizar o túmulo de algum ente querido.

“Quem não conseguir localizar o túmulo desejado pode nos procurar no setor administrativo que rapidamente indicamos o local e um funcionário pode fazer o acompanhamento também”, disse a administradora do “campo santo”, Janete Iori. Os portões do cemitério estarão abertos ao público a partir das 5h30 da madrugada. A primeira missa será celebrada às 6 horas. Do lado de fora, vendedores ambulantes estarão comercializando velas e flores, além de barracas de alimentação aos visitantes.

Não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, produtos eletrônicos, cigarros ou flores que acumulam água no local. “Lembramos que o proprietário da barraca é responsável pelo lixo que produzir, que deve ser recolhido”, lembra Janete. O estacionamento interno do cemitério, com capacidade para cerca de 30 veículos, será liberado apenas para pessoas com problemas de mobilidade.        

Pandemia

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Janete alerta a população para cuidados durante a visitação de túmulos durante o feriado de Finados. Segundo ela, algumas medidas foram adotadas para evitar a disseminação do vírus.

Janete destaca que será necessário o uso máscaras pelos visitantes. Além disso, devem evitar aglomerações. Outra recomendação é para que as pessoas que fazem parte do grupo de risco evitem a visitação, ou faça antes. “Esta questão de aglomeração vai da consciência de cada um evitar. A pandemia não acabou, por isso todos os cuidados devem ser mantidos”, alertou.

A prefeitura fornecerá álcool em gel à população para higienização das mãos, que ficará disponível nas três entradas do cemitério. No Dia de Finados, fiscais do município estarão no local para fiscalizar o cumprimento das medidas. Pessoas flagradas sem máscara serão convidadas a se retirar do local.

A administradora comenta que é esperado um grande movimento neste sábado (31), quando encerra o prazo para pinturas de túmulos, limpeza e ornamentação em geral. “No Dia de Finados é proibido qualquer tipo de serviço no interior do cemitério”, disse Janete.

Dengue

Em alerta para a possibilidade de surto de dengue nos meses de verão, a Vigilância Sanitária pede o apoio da população para os cuidados com o mosquito Aedes aegypti no Dia de Finados.

Ações de orientação vêm sendo realizadas no município. A orientação é preferir sempre plantas artificiais e nunca deixar a possibilidade de acúmulo de água. Após o Dia de Finados, a Saúde deverá fazer um arrastão no cemitério.

A orientação é que a população opte por flores artificiais ou plantadas em vasos com terra, sem pratinho para água; jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos; coloque areia nos locais dos túmulos que possam acumular água; e floreiras de concreto devem ser furadas, para permitir a vazão da água.

Missas

No Dia de Finados, as missas serão celebradas das 6 às 18 horas, seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção ao coronavírus.  A primeira terá como celebrante os padre Jurandir Coronado Aguilar e padre Rodrigo; da Catedral São José; em seguida, às 8 horas, será celebrada pelo padre Carlos Czornobai, da Paróquia Divino Espírito Santo. A última missa do dia será presidida pelo Gaspar Gonçalves da Silva (Paróquia São Francisco de Assis), a partir das 18 horas. Veja abaixo a programação completa.

O Dia de Finados

O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 depois de Cristo. Foi introduzido por Santo Odilon, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos.

Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o Dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica. No Brasil, o costume de rezar pelos mortos nesse dia, foi trazido pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas. 
 
Celebrações das Missas de Finados
 
6 horas – Celebrantes: Pe. Jurandir Coronado Aguilar e Rodrigo
Párocos da Catedral São José
 
8 horas – Celebrante: Pe. Carlos Czornobai
Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo
 
10 horas – Celebrante: Pe. Edilson
Paróquia Perpétuo Socorro
 
12 horas – Celebrante: Pe. Wesley de Almeida dos Santos
Pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida
 
14 horas – Celebrante: Pe. Sidnei Rodrigues
Pároco da Paróquia Sagrada Família

16 horas– Celebrante: Pe. Genivaldo
Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia
 
18 horas
– Celebrante: Pe. Gaspar
Pároco da Paróquia São Francisco de Assis