Mobilização regional nesta terça alerta para o combate à violência contra mulher
Uma grande mobilização regional de combate ao feminicídio será realizada nesta terça-feira (22) em Campo Mourão e em vários municípios da Comcam. Trata-se da 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia – Pela Vida e Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, promovida simultaneamente em mais de 200 cidades do Paraná. Na região, estão confirmadas as participações de Campo Mourão, Boa Esperança, Juranda, Quarto Centenário, Goioerê, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.
No município de Campo Mourão, a concentração será a partir das 11h30, na Praça São José. Às 12 horas, haverá passeata pela área central com cartazes e faixas com mensagens de conscientização. Os organizadores pedem que os participantes vistam branco, cor símbolo da paz. A ação é aberta ao público.
Em Roncador, a concentração será às 11 horas, na Praça Central, com caminhada pela Avenida São Pedro. Cada cidade definiu um ponto de partida diferente, mas todas iniciarão a caminhada pontualmente ao meio-dia.
A mobilização marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), dentro da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. Entidades como a OAB, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e o grupo CASE IH também apoiam o movimento.
Em Ubiratã, a caminhada sairá da Praça Vereador Horácio José Ribeiro, às 11 horas. “Vista-se de branco e venha à caminhada. Todas as mulheres merecem viver sem medo!”, convida o município.
O horário do evento foi escolhido por representar um momento simbólico da rotina feminina, “quando muitas estão em casa cuidando dos filhos, no intervalo do trabalho ou próximas das pessoas que amam”, explicam os organizadores.
Dia Estadual
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio (22 de julho) foi instituído pela Lei n.º 19.873/2019, em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em Guarapuava. A data tornou-se marco de mobilização em todo o Paraná.

