Morre o arcebispo Dom Mauro, ex-bispo de Campo Mourão
Morreu no fim da tarde desta quinta-feira (11), o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, 66 anos, ex-bispo de Campo Mourão. Ele estava hospitalizado em Cascavel desde o dia de Carnaval (véspera de Quarta-Feira de Cinzas), contaminado pelo Covid-19. Nesse período ele chegou a melhorar, mas o quadro clínico agravou-se nesta semana e o organismo não reagia mais aos medicamentos.
Dom Mauro trabalhou como bispo de Campo Mourão entre 1998 e 2007, quando foi designado pelo Papa como arcebispo de Cascavel. Nascido em Fartura (SP) em 9 de novembro de 1954, ele formou-se em Filosofia e Teologia em Jacarezinho (PR), onde foi ordenado padre em 13 de maio de 1984. Entre 1992 e 1997 trabalhou na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bandeirantes.
Enquanto líder religioso foi vigário geral da diocese de Jacarezinho e em 1997 tornou-se pároco da Catedral Imaculada Conceição na mesma cidade. Dom Mauro foi ordenado bispo em 14 de agosto de 1998, em Jacarezinho e no dia 30 do mesmo mês tomou posse como o terceiro bispo da diocese de Campo Mourão, no lugar de Dom Virgílio de Pauli. Foi administrador apostólico da Diocese de Umuarama entre maio de 2002 a dezembro de 2002. Em 31 de outubro de 2007 foi nomeado arcebispo de Cascavel e tomou posse em 25 de janeiro de 2008.
O curto episcopado de Dom Mauro em Campo Mourão foi marcado pela reorganização administrativa da diocese, além do incentivo a formação de novos padres. Considerado ousado, ele costumava abordar assuntos polêmicos, principalmente sobre política e questões envolvendo a saúde pública.

