Morte de criança de Iretama vítima de disparo acidental de arma de fogo é confirmada
Nesta segunda-feira (17), o hospital Santa Casa de Campo Mourão confirmou oficialmente a Morte Encefálica (ME) da criança de apenas 3 anos de idade que foi vítima de um disparo de arma de fogo acidental em Iretama, no último dia 9 de fevereiro. O menino estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, em estado gravíssimo, desde a data do incidente.
De acordo com a equipe da Gerência Assistencial da unidade hospitalar, o protocolo de ME foi aberto já na sexta-feira (14), em conjunto com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e toda a equipe médica da UTI Neonatal. Após todos os critérios atendidos e a conclusão dos testes, a equipe confirmou o óbito.
Investigação
O acidente aconteceu no último dia 9, quando a criança levou um tiro acidental na região da cabeça, em Iretama, na casa de um tio, onde estava com demais familiares. Conforme o andamento da investigação pela Polícia Civil da cidade, a vítima estaria na sala da residência brincando com outras duas crianças, de 5 e 6 anos.
No local, havia uma arma de fogo sem registro do proprietário do imóvel, a qual foi encontrada pelas crianças, que estariam sozinhas no cômodo quando começaram a manuseá-la. Em determinado momento, houve um disparo acidental, que acabou atingindo o menino na região da cabeça.
De acordo com o delegado que investiga o caso, Anderson Sérgio Romão, após o incidente, o responsável pela arma se evadiu do local. No dia seguinte, ele se apresentou à delegacia, acompanhado de seu advogado. O homem confirmou ser o proprietário da arma, relatando que a possuía para segurança própria, mas sem a devida autorização.
O investigado informou, ainda, que, após o acidente, jogou a pistola em um rio, impossibilitando a apreensão dela pelas equipes policiais. “Foi instaurado um inquérito pela posse ilegal da arma de fogo e omissão de cautela”, explicou o delegado, ao informar que o tio da vítima responde o caso em liberdade.