Mortes por Covid em Campo Mourão este ano superam todo o ano passado

O número de mortos por Covid-19 em Campo Mourão em menos de três meses de 2021 já supera as do ano passado. Com mais duas mortes anunciadas na manhã desta quinta-feira (25), só este ano morreram 67 moradores do município pela doença. Em todo o ano passado o número de mortes chegou a 65 em 31 de dezembro. O total de mortos, portanto, é 132.

Boletim divulgado pela Santa Casa nesta quinta informou as mortes de um homem de 44 anos, que estava hospitalizado desde o dia 3 de março e de uma mulher de 73 anos, internada no sábado (20). Pelos dados oficiais, o município registrou até agora 6,7 mil casos positivos da doença. Desse total, 5,6 mil se recuperaram e atualmente passam de 1.000 o número de moradores com o vírus ativo.

Levantamento realizado na semana passada mostrou que a maioria dos pacientes hospitalizados tinha entre 40 a 59 anos. Os homens são a maioria entre os internados na Santa Casa e Central Hospitalar (65,6%). Na região foram confirmados, na quarta-feira (24), mais 118 casos em 18 municípios. O total desde o início da pandemia foi a 18.937, com 373 mortes.

Além da falta de leitos e profissionais de saúde no mercado, outra preocupação das autoridades de saúde é a possibilidade de faltar medicamentos utilizados na intubação. “A necessidade por insumos é geral e há um esforço do governo do Estado porque a contaminação é muito maior que a capacidade da indústria produzir os medicamentos”, ressalta o chefe da 11ª regional da Saúde, Eurivelton Siqueira.

Outra situação grave e preocupante tem sido a exploração do mercado sobre os preços. “Medicamentos que custavam menos de 30 reais a ampola, hoje estão sendo vendidos a mais de 200 reais. Mesmo pagando esses valores, estamos numa fila de espera nacional e a previsão de recebimento é de até dois meses”, explicou o diretor técnico da Santa Casa, Renato Gibim.

Luto oficial

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou na terça-feira (23) luto oficial de três dias em todo o território estadual em respeito aos 15 mil paranaenses mortos pela Covid-19. O novo boletim da Secretaria da Saúde apontou um total de 15.166 mortes em decorrência da doença desde o início da pandemia, em março de 2020.

“Presto a minha solidariedade a todas as famílias que perderam entes e amigos queridos em consequência do coronavírus. Meus sentimentos a cada pessoa vítima desta tragédia pela qual estamos passando”, afirmou Ratinho Junior.

O governador destacou que o Estado está enfrentando o pior momento e que o Governo não mede esforços para atender os paranaenses com dignidade, com oferta de leitos e medidas restritivas para diminuir o contágio. “Estamos passando pelo período mais grave da pandemia no Estado, com as novas variantes, e por isso é hora de nos resguardar. Precisamos agir coletivamente para impedir que o coronavírus continue circulando”, pontuou.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, lembrou que pelo menos uma centena de municípios do Paraná nem sequer tem 15 mil habitantes e que o número exige reflexão. “Estamos trabalhando de todas as maneiras possíveis para que os casos e óbitos desacelerem. As saídas são a vacina e a colaboração de toda a população. Estamos passando por um período gravíssimo e estamos de luto por todas as vidas perdidas para esta doença terrível”, reforçou.

VEJA TAMBÉM:

>> Regional de CM recebe 10ª remessa com mais 7.370 doses de vacina contra Covid