Mutirão de reconhecimento de paternidade em Campo Mourão será nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira (15), em Campo Mourão, o mutirão de reconhecimento de paternidade “Meu Pai Tem Nome”. A ação será na unidade local da Defensoria Pública, das 13 às 17 horas. No município, foram registradas 26 inscrições, porém apenas três agendamentos foram efetivados.

De acordo com a assessoria de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), essa redução ocorre porque muitos dos interessados não cumprem os critérios para o atendimento.

Por exemplo, procuram serviços não realizados, como negativa de paternidade (quando quem solicita o exame é o pai que já consta no registro civil da criança ou adolescente), não têm os parentes para a realização de exames “post-mortem” (para casos em que o suposto pai já faleceu, uma novidade da ação deste ano) ou não enviam toda a documentação necessária para validar o agendamento.

Para moradores de Campo Mourão ou de municípios vizinhos que não efetivaram as inscrições a tempo, também é possível comparecer à unidade durante o período de realização do mutirão para receber informações sobre o programa. Além disso, os profissionais do órgão poderão avaliar as situações para agendamento posterior, caso as famílias atendam aos critérios, visto que o programa é contínuo na Defensoria Pública do Estado.

A Defensoria Pública reforçou que a presença de todas as partes no dia agendado é essencial para que seja possível formalizar um acordo e reconhecer a paternidade de forma extrajudicial.

Outros municípios

Além de Campo Mourão, a campanha acontece em outras oito cidades paranaenses até sábado (16): Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória, em datas e horários específicos. No total, foram registradas 528 inscrições nas cidades participantes. A ação faz parte de uma mobilização nacional promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e ocorre em mais de 20 estados.

No Paraná, a iniciativa é conduzida pela Assessoria Especial para Mutirões de Atendimento (AEMA) e pelo Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) da DPE-PR. Em 2024, a instituição realizou a maior ação de reconhecimento de paternidade de sua história por meio da mesma campanha.

Serviço

A unidade da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Campo Mourão está situada na Rua Santa Cruz, nº 923, centro. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 6524-4768. O horário de atendimento é das 13 horas às 16h30, de segunda a quinta-feira.