‘Natal dos Pobres’ leva solidariedade a pessoas em situação de rua em Campo Mourão

Por mais um ano, a Casa de Passagem São Bento José Labre, em Campo Mourão, realizará o “Natal dos Pobres”, um evento voltado a pessoas em situação de rua na cidade. Será neste sábado (20), a partir das 15 horas, na própria instituição que acolhe pessoas em trânsito pela cidade e sem condições de autossustento.

A iniciativa tem como objetivo levar amor e alegria do nascimento do Menino Jesus a esse público que, por diferentes motivos, não pode passar o Natal em família. Durante o dia, serão partilhados alimentos e bebidas não alcoólicas com os participantes, de forma voluntária, em um momento de confraternização.

Como ajudar?

Para que a ação aconteça, membros da Fraternidade O Caminho, comunidade à qual a Casa de Passagem São Bento José Labre está ligada, juntamente com diversos outros voluntários preparam o espaço para receber os chamados “filhos prediletos”, como são considerados pela Fraternidade as pessoas em situação de rua.

Qualquer pessoa pode contribuir. Às 8 horas, iniciará a limpeza e a organização da entidade. Durante o evento, a partir das 15 horas, profissionais também podem se voluntariar para oferecer serviços de corte de cabelo, barba e manicure gratuitamente ao público participante.

Outras formas de contribuir podem ser indo passar o momento com o grupo, simbolizando o Natal em família. Para isso, basta cada pessoa levar um prato ou bebida não alcoólica para partilha. Quem preferir, pode, ainda, fazer doações em dinheiro, para aquisição de alimentos e itens necessários para o evento, via Pix, para a chave: [email protected].

Casa de Passagem

A Casa de Passagem São Bento José Labre, juntamente com a prefeitura municipal de Campo Mourão, realiza o acolhimento institucional de pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. Essa parceria permite a garantia do atendimento aos mais vulneráveis.

A entidade também conta com o apoio da Diocese de Campo Mourão, das Paróquias Catedral São José, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Cruz, São Francisco de Assis, Sagrada Família, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora do Caravaggio e Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Assim, em conjunto com voluntários, homens e mulheres a serviço de Deus se colocam por meio da caridade na missão de acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os voluntários ajudam de diversas formas; na cozinha, nos serviços aos pobres, com doação de alimentos, roupas, kits de higiene pessoal e de produtos de limpeza, entre outros. O frei Clemente explicou que o local funciona como uma espécie de hospedaria.

É possível que as pessoas em situação de vulnerabilidade passem a noite, tomem banho e troquem de roupa. Elas, inclusive, também recebem um kit de higiene pessoal, jantar e café da manhã, para que, no próximo dia, possam retornar ao trabalho ou seguir os seus destinos.

Há, ainda, um serviço adicional oferecido pela comunidade. “Aqueles que desejam sair da rua, quem tem algum tipo de dependência química, drogadição, álcool, nós enviamos para a nossa chácara de recuperação”, disse.

Serviço

Contribuições para o Natal dos Pobres podem ser feitas via Pix, para a chave: [email protected]. Para mais informações sobre a entidade, basta os interessados entrarem em contato pelo número (44) 99115-8758. A instituição está localizada na Rua Edmundo Mercer, nº 26, Jardim Vitória Régia.