Nem mesmo a frente da Câmara escapa de descarte irregular de lixo em Campo Mourão
Alguns moradores estão cada vez mais ousados em Campo Mourão quanto ao descarte irregular de lixo, problema crônico no município. Um caso voltou a chamar atenção e, desta vez, atingiu um dos pontos mais simbólicos da cidade: a Câmara Municipal de Vereadores. Entulhos de móveis velhos e resíduos foram descartados no canteiro central em frente à Casa de Leis, situação que causou surpresa e indignação entre vereadores e servidores que chegaram ao local. Possivelmente os resíduos foram deixados na madrugada de domingo para segunda-feira (12). Detalhe: há câmeras de segurança no local, o que poderá auxiliar na identificação do responsável.
O vice-presidente do Legislativo, o vereador Professor Geraldo, disse estar surpreso e indignado com a cena. Ele destacou que a situação evidencia um problema que já ultrapassa casos pontuais e se repete em diversas regiões do município. “Nos deixou bastante surpresos e, ao mesmo tempo, revoltados nos deparar com essa quantidade de lixo em frente à nossa Câmara. Mas não só aqui. Em vários pontos da cidade nós nos deparamos com muito lixo nos canteiros, restos de móveis, lixo orgânico. A população, infelizmente, não tem colaborado”, declarou.
Segundo o vereador, situações semelhantes têm sido registradas em diversos bairros, com entulhos deixados em frente a residências e em áreas públicas. Ele observou que o descarte irregular vem se tornando rotina, apesar das ações de limpeza realizadas pelo poder público. “Tem locais em que as equipes fazem a limpeza e, poucas horas depois, o lixo já está novamente no mesmo ponto”, afirmou.
Reportagens publicadas pela própria TRIBUNA ao longo dos últimos anos retratam o problema que não se restringe apenas à área urbana. O descarte irregular é recorrente também em estradas vicinais nas saídas da cidade. São vários os tipos de resíduos descartados que se tornam verdadeiros lixões a céu aberto, formados por restos de construção civil, móveis velhos, eletroeletrônicos, pneus velhos, resíduos domésticos e materiais orgânicos.

Para o vice-presidente da Câmara, a situação vai além da estética urbana e envolve riscos à saúde pública. “Isso é uma questão de higiene. Jogar lixo e entulho na rua, na calçada ou nos canteiros é inadmissível. A população precisa entender que colaborar com a limpeza e com a organização da cidade torna o município mais bonito, mais acolhedor e, principalmente, reduz riscos sanitários”, ressaltou.
Geraldo também lembrou que o descarte irregular pode gerar penalidades (multas) caso o morador seja flagrado cometendo a irregularidade. Segundo ele, os vereadores pretendem intensificar o debate sobre o tema e reforçar a conscientização da população. “Se houver flagrante, a pessoa pode ser penalizada. Quem quer uma cidade limpa precisa fazer a sua parte”, ressaltou.
Denúncias
A prática de descarte irregular de lixos e entulhos é crime. Denúncias podem ser feitas à ouvidoria do município nos telefones 156, WhatsApp: (44) 99927-9287 ou à própria Polícia Militar (PM) no 190.

