Para alavancar vendas do Dia dos Pais, comércio de Campo Mourão funcionará à noite na sexta

Para alavancar as vendas do Dia dos Pais – celebrado no próximo domingo (10) – o comércio de Campo Mourão atenderá em horário especial nesta sexta-feira (8). As lojas ficarão abertas até às 22 horas. Já no sábado (9), véspera, funcionarão até às 17 horas.

A abertura do comércio no período noturno na antevéspera do Dia dos Pais está sendo possível após acordo celebrado entre o Sindicato Empresarial do Comércio (Sindiempresarial) e a Associação Comercial e Industrial (Acicam) com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecam).

De acordo com o presidente da Acicam, Francisco Viudes, a abertura das lojas em horário estendido, além de atrair consumidores de cidades da região, propicia mais tempo aos moradores para as suas compras.

Para este ano, o Dia dos Pais promete movimentar a economia do comércio local. Lojistas ouvidos pela TRIBUNA têm expectativa de um crescimento de 10% a 15% nas vendas. O aumento foi de cerca de 8% no mesmo período em 2024.

Comerciantes ouvidos pela TRIBUNA, em reportagem publicada na última semana, lembraram que o Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre e a quarta melhor para o comércio, ficando atrás apenas do Dia das Mães, do Natal e do Dia dos Namorados.

Para quem comercializa acessórios, roupas ou calçados masculinos, a data é considerada o ‘segundo Natal’. “Além das promoções típicas desta época, buscamos facilitar ao consumidor parcelando a compra sem a cobrança de juros”, falou na ocasião o gerente de uma loja de roupas, Sebastião Hidalgo. Segundo ele, a abertura do comércio na sexta-feira à noite e no sábado seguinte traz aumento da expectativa de mais vendas.

Além do comércio funcionando em horário especial, outra ação para fomentar as vendas é a campanha promocional do Dia dos Pais promovida pela Acicam. Pelo menos 227 empresas estão participando. Os consumidores que comprarem nos estabelecimentos participantes estão concorrendo a nove prêmios, sendo: duas pit smokers (churrasqueiras móveis com defumador), duas diárias no Resort Lagos de Jurema, com direito a acompanhante, e cinco vales-compras no valor de R$ 1.000,00. A campanha é denominada “Acicam Premiada”.

As empresas participantes da promoção estão identificadas com cartazes da campanha e os prêmios serão sorteados por meio da extração da Loteria Federal. “A campanha ajuda a fomentar as vendas, fortalecer o comércio e valorizar os consumidores”, frisou Francisco Viudes.

Origem da data

A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.

O desejo de Sonora, que surgiu ao ouvir um sermão dedicado às mães, era agradecer ao pai pela dedicação aos filhos após ter perdido sua esposa no nascimento de seu sexto filho. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um herói.

Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

Em solo brasileiro, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bhering preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.

Várias entidades da imprensa reuniram-se para promover o evento, o que causou grande repercussão. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto, como permanece até hoje.