Passeata e feira de saúde neste sábado alertam para cuidados com a saúde mental em Campo Mourão
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os desafios relacionados à saúde mental, será realizado neste sábado (12), em Campo Mourão, o projeto “A Chave da Virada”. A iniciativa contará com uma feira de saúde e uma passeata no centro da cidade, com participação gratuita.
O evento pretende chamar a atenção da comunidade para dados preocupantes divulgados por organizações internacionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo e o quinto em casos de depressão. Estimativas apontam que uma em cada dez pessoas entre 5 e 24 anos vive com pelo menos um transtorno mental diagnosticável.
Ainda segundo dados citados em estudo publicado no jornal espanhol El País, 96,2% dos casos de suicídio entre jovens estão relacionados a transtornos mentais. O evento também busca refletir sobre o crescimento do interesse dos brasileiros pela saúde emocional. De acordo com levantamento da BBC Brasil, a preocupação com o tema quase triplicou nos últimos quatro anos.
Feira e passeata
A programação começa com a Feira de Saúde Emocional, que será realizada das 9 às 12 horas na Praça São José, no centro da cidade. O público poderá receber orientações com profissionais especializados, além de acessar materiais educativos — tudo de forma gratuita.
Às 10 horas está prevista uma passeata de conscientização, que sairá da Rua Roberto Brzezinski, 1519, seguindo pelas avenidas Manoel Mendes de Camargo e Capitão Índio Bandeira, até a chegada à Praça São José.