Pátio do Colégio Estadual de Campo Mourão vira ‘laboratório científico’ de alunos

Aprender na prática matérias que química e física de forma lúdica, descontraída e com fundamento. Este é o principal objetivo da terceira edição do projeto “Pátio da Ciência”, que está sendo realizado pelo Colégio Estadual de Campo Mourão nesta quarta-feira (30). A ação envolve cerca de 120 estudantes do 1º ao 3ª ano, turmas de formação de docente, e turmas de curso técnico. 

Durante todo o dia, o pátio do colégio está sendo transformado em um ‘laboratório científico’ com várias bancas com diferentes experimentos. Um atrativo à parte a alunos e professores da instituição.  A atividade é aberta para visitação de todos os 1,2 mil estudantes da escola e ainda alunos das escolas municipais Bento Mossurunga e Gurilândia. 

O diretor do colégio, professor Valdair da Silva, comenta que os estudantes iniciaram os experimentos em sala de aula com os estudos teóricos, foram para o laboratório onde foram feitos os testes e na última fase, levaram as experiências para exposição, no pátio do Colégio. 

“A ideia é a gente mostrar a importância dos estudos práticos dentro do processo pedagógico. A gente sabe que é aqui que começam os grandes cientistas, é através de pequenos experimentos que eles [os estudantes] começam a ficar curiosos e se perguntar como estes elementos se combinam transformando reações. E a partir destas curiosidades começam a ir para outros campos da ciência propriamente dita”, explicou, ao lembrar que o evento já foi realizado também em 2017 e 2018.

Durante a exposição, os estudantes responsáveis pelas experiências respondem às perguntas do público e retiram dúvidas. Alguns visitantes acabam servindo até de cobaia para os experimentos. O que também chama a atenção é que vários alunos apresentam os trabalhos caracterizados com fantasias de Halloween.  “Aproveitamos a tradição do Halloween que é comemorado no dia 31 de outubro [nesta quinta-feira] para mostrar que o Pátio da Ciência nunca foi bruxaria, mas sempre ciência como diz o nosso próprio slogan”, falou aos risos professor Valdair, ao se referir que esta foi uma forma lúdica de estudar as reações químicas.

O professor informou que a maioria dos experimentos foi feita por mais de uma vez pelos alunos até chegar ao resultado final, apresentado no ‘Pátio da Ciência’. “Os estudantes se envolveram bastante no projeto. O mais engraçado é que existem algumas questões de princípios básicos que eles se surpreenderam com as reações químicas dos elementos. Isso tudo baseado em conteúdos teóricos. É muito bacana perceber o grau de aquisição de conhecimento daqueles que fizeram os experimentos”, argumentou professor Valdair. 

Segundo ele, a ‘grande sacada’ do projeto é mostrar aos estudantes e toda a comunidade escolar a importância dos estudos práticos dentro do processo de ensino aprendizagem.  “O processo da experimentação, do debate e do confronto de ideias é que gera realmente a aprendizagem. Como diretor do colégio o nosso sentimento é de dever cumprido”, ressaltou. 

A professora da Escola Municipal Bento Mossurunga, Leila Aparecida Pereira, levou hoje de manhã 22 alunos do quinto ano do período da manhã para conhecer os experimentos. Além de adquirirem conhecimento, eles já conheceram a escola que irão estudar no ano que vem. A iniciativa faz parte de um projeto de transição entres as duas instituições levando os estudantes a conhecerem o novo ambiente escolar. 

A professora elogiou o projeto desenvolvido pelo Estadual. “Apesar de muito novos é importante este intercâmbio para troca de informações e conhecimento. Esperamos que o projeto tenha continuidade nos próximos anos porque faz toda diferença na vida escolar dos estudantes”, falou, ao comentar que na prática os alunos se aprofundam no assunto estudado antes na teoria. “Este modelo de aprendizagem além de eficiente ensina de verdade”, frisou.