‘Pedalando contra a Pólio 2025’ será no dia 26 de outubro em Campo Mourão
Os rotarianos de Campo Mourão estão se preparando para a tradicional campanha “Pedalando contra a Pólio”. Participam da organização do evento, anualmente, os seis Rotary Clubs (de Campo Mourão, Raio de Luz, Fomento, Gralha Azul, Verdes Campos e Lago Azul) da cidade. A mobilização será no dia 26 de outubro, saindo da Praça Munhoz da Rocha (Praça do Fórum), às 9 horas.
Durante o passeio, que é aberto a toda comunidade e irá até a Praça São José, retornando à Praça do Fórum, o público poderá participar com bicicleta, patins, patinete ou mesmo caminhando. Haverá pit stop com frutas e hidratação pelo percurso, assim como distribuição de picolés e pipoca durante o evento.
Segundo os organizadores, a participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia. No entanto, quem quiser colaborar e concorrer a prêmios, pode adquirir um número no valor de R$ 10,00, cada, no dia do evento ou antecipadamente com os rotarianos dos clubes. Serão sorteadas nove bicicletas aro 29, além de outros brindes.

No dia da campanha, na Praça do Fórum, a vacina contra a pólio também será aplicada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, ela é recomendada para crianças menores de cinco anos de idade. Para receber a imunização, é necessário apresentar a carteirinha de vacina e do SUS.
A ação, considerada a mais tradicional do Distrito 4630, do qual os clubes de Campo Mourão fazem parte, visa alertar a população sobre a importância do combate à poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil. Desde 1988, o Rotary International já ajudou a reduzir os casos de pólio em mais de 99%, levando vacinas, informação e esperança a milhões de crianças.
📲 Entre nos grupos de WhatsApp da Tribuna!
Notícias em tempo real nos grupos de bairros, pets, mamães, fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais.
A doença
De acordo com o portal da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, o último registro da pólio no Paraná foi em 1986, no município de São José dos Pinhais. Já no Brasil, foi em 1989, na Paraíba. Embora haja poucos casos registrados no mundo, há risco de ressurgimento da doença.
Conforme informações do Ministério da Saúde, a pólio é uma doença contagiosa aguda causada por vírus. Pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.
Em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da doença. O Dia Mundial de Combate à Poliomielite é celebrado neste mês, no próximo dia 24.

Serviço
Evento: “Pedalando contra a Pólio”
Data: 26 de outubro (domingo), às 9 horas
Local: Praça do Fórum – Rua Santa Cruz, nº 972, Jardim Florida, ao lado do Fórum de Justiça

