Plantio do milho safrinha atinge apenas 7% da área e colheita da soja só 33%
As chuvas que não deram trégua durante o mês de fevereiro causaram um colapso no planejamento da colheita da soja e plantio do milho 2ª safra na região de Campo Mourão. Vários produtores, temendo o plantio do milho fora de época – o zoneamento agrícola encerrou em vários municípios no dia 28 de fevereiro-, desistiram da cultura ou reduziram para mais da metade a área reservada para semeadura do cereal.
De acordo com relatório do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral-PR), vinculado a Secretaria de Economia Rural (Deral), o plantio da safrinha atingiu apenas 17% da área na Comcam. Ou seja, dos 436.600 hectares inicialmente reservados para a cultura, apenas 74.222 foram plantados até essa segunda-feira, data em que os dados foram relacionados pelos técnicos do Deral.
Vários produtores rurais ouvidos pela TRIBUNA disseram que irão continuar com o plantio da safrinha, no máximo, dentro das próximas duas ou três semanas. Além deste prazo, o risco de perdas por conta de geadas no período de inverno é grande. O relatório do Deral aponta que da área semeada, 100% estão em boas condições.
Em relação ao desenvolvimento da cultura, 65% estão no estágio de germinação, e 35% em desenvolvimento vegetativo. A estimativa inicial do Departamento era de que a região produzisse aproximadamente 2,6 milhões de toneladas. Porém, a tendência é de que o volume sofra queda devido a desistência de produtores pela cultura.
Soja
Da mesma forma existe preocupação com a safra de soja na região. Os dias de sol trouxeram alívio a quem produz a oleaginosa. Porém, a colheita tardia em várias áreas gerou perdas e prejuízos aos sojicultores em alguns municípios da região, que estimam até 10% na quebra da safra.
Conforme o relatório do Deral, com base nos dados recolhidos até a segunda, apenas 33% da área tinham sido retiradas do campo pelas máquinas, o equivalente a 231.405 hectares de um total de 701.230 semeados. Ou seja, ainda há muita soja a ser colhida pela frente. Os sojicultores estão apreensivos para que o clima continue firme para o avanço dos trabalhos.
Das áreas que restam colher, 97% estão em boas condições conforme o Deral, e 3% em situação mediana. Os dados apontam ainda que 93% das lavouras estão em maturação e 7% em frutificação.
Conforme as estimativas iniciais, a expectativa de produção de soja na Comcam é de aproximadamente 2.804.920 milhões de toneladas. A tendência é de que este número venha sofrer queda até o fim da colheita da safra, devido a perdas em algumas propriedades que registraram perdas com as chuvas.

