Policiais da Rocam treinam pilotagem de motos no asfalto e na terra
Policiais militares de Campo Mourão e Ubiratã que integram o grupo Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), passaram por treinamentos de pilotagem nesta quinta-feira (27) em Campo Mourão. O grupo, composto por 12 policiais, foi submetido a exercícios no asfalto e em terreno irregular (de terra).
No período da manhã o treinamento foi realizado no kartódromo municipal e envolveu velocidade média e alta. À tarde, os exercícios na terra (off road) foram realizados na pista de motocross na saída para Mamborê, onde os policiais tiveram que subir até em barrancos com as motos, orientados por um piloto profissional de motocross.
“A pilotagem na terra é a melhor escola para aprender o controle e equilíbrio da motocicleta. São técnicas que com certeza o policial vai utilizar muito no trabalho cotidiano”, ressalta o tenente Weiber. Ele ressalta que o objetivo dos exercícios é o aperfeiçoamento das técnicas dos policiais que já atuam nos grupos Rocam.
“Essa instrução é rotineira porque a atenção do policial em ação fica dividida entre o policiamento e a pilotagem. Por isso a condução da moto deve estar automática, pois o tempo de reação tem que ser muito rápido. Pilotar uma moto qualquer um consegue, mas com técnica nem todos fazem”, justifica o oficial. Para tanto, os policiais fazem treinos constantes para evitar que possíveis obstáculos impeçam o desempenho da ação.

